Os cinco projetos apresentados na 34ª edição do Deputado Por Um Dia tiveram acordo de líderes e estão incluídos na ordem do dia desta segunda-feira (13), quando ocorre Sessão Plenária do Estudante, às 14 horas. Pela manhã, o presidente do Parlamento, Giovani Cherini (PDT), realizou a Reunião de Líderes Deputado por Um Dia, na Sala da Presidência. “Temos que eleger os deputados, acompanhar e cobrar seu trabalho”, disse Cherini aos estudantes.
O presidente do Parlamento gaúcho ainda mencionou aos jovens estudantes que cabe aos deputados apreciarem as matérias considerando sua importância para o estado, algo que vai além de questões simplesmente partidárias. Os projetos do Deputado Por Um Dia são apreciados em Plenário a título de sugestão aos parlamentares estaduais.
Os projetos
Os alunos do Instituto Estadual de Educação Cel. Patrício Vieira Rodrigues, de Tapes, criaram o fictício Partido Cidadão Consciente (PCC) e querem instituir normas para a reciclagem, gerenciamento e destino final de lixo eletrônico. Eles propõem que o equipamento eletrônico a ser descartado seja classificado e identificado como lixo eletrônico (lixo E). Os jovens deputados justificam sua proposta ao identificar a necessidade de saber o que fazer, como controlar e qual o destino a ser dado a este tipo de resíduo, já que “não existe legislação apropriada para este fim”.
O incentivo à criação de áreas de lazer e recreação em bairros de periferia nos municípios do estado do Rio Grande do Sul é o objetivo do projeto proposto pela Senador Teotônio Vilela, de Farroupilha. “Sabe-se que há uma significativa melhora na qualidade de vida das pessoas que desfrutam de momentos de lazer ou que praticam regularmente atividades esportivas, tendo reflexos imediatos tanto na saúde física como emocional”, afirma a justificativa da proposta do Partido Estudantil Senador Teotônio Vilela (PESTV).
Os estudantes da Antonieta Gindri Reghelin, de Jaguari, defendem o estabelecimento de medidas de incentivo à oferta de aulas sobre prevenção às drogas aos alunos da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, com aulas sobre prevenção às drogas como componente curricular em todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio. “A prevenção é possível, está ao alcance de todos, basta querer e acreditar”, diz a justificativa. Os integrantes do Partido Jovem Estudante (PJE) acrescentam que “prevenir é, sem dúvida, um processo sistemático e contínuo, fundamental para influenciar positivamente no comportamento do aluno”.
O Programa de Assistência Odontológica a alunos de baixa renda e situação de vulnerabilidade social está sendo proposto pela Escola Marlene Medeiros, de Santana da Boa Vista. Eles querem que os procedimentos odontológicos tenham foco preventivo, priorizando crianças com perda de dentes definitivos. “Justifica-se o presente projeto de lei, tendo em vista a ausência de uma assistência odontológica efetiva e eficiente aos alunos de baixa renda no Estado do Rio Grande do Sul, situação esta constatada pelos profissionais da educação que convivem diariamente com inúmeras crianças e adolescentes que apresentam falta de dentes definitivos”, defendem os estudantes do Partido da Juventude Rural (PJR).
O incentivo à oferta de aulas sobre educação no trânsito aos alunos da rede pública de ensino do Estado está presente no projeto da Escola Estadual de Ensino Médio São José, de Constantina. Os alunos do Partido da Juventude Cidadã (PJC) defendem a iniciativa ao afirmar que seu objetivo é “demonstrar a relevância do assunto e sobre a necessidade de políticas públicas integradas entre os diversos setores públicos e privados e da sociedade civil organizada no combate ao problema”.
|