O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, deputado Giovani Cherini (PDT-RS) participou nos dias 14 e 15de abril, juntamente com quinze deputados federais das Comissões de Meio Ambiente e Minas e Energia de uma inspeção nas usinas nucleares de Angra I e II. A inspeção é um desdobramento da audiência pública que foi realizada na última terça-feira na Câmara dos Deputados, em Brasília, que tratou da segurança do programa nuclear brasileiro.
Na audiência pública em questão, que contou com a presença de especialistas de renome nacional, foi notada a ausência do órgão licenciador (IBAMA) e da Eletronuclear, sendo que ambas tinham confirmadas suas presenças. Diante das ausências sem explicações, o deputado Cherini ameaçou colocar em votação a convocação dos Ministros de Minas e Energia e da Ministra do Meio Ambiente. Como resultado, ambos os órgãos voltaram atrás e se colocaram a disposição da Comissão para uma nova audiência pública.
Segundo Cherini, ficaram evidenciadas questões extremamente preocupantes. “Descobrimos que Angra não tem licença, que não há um plano de evacuação sério, e se perseguem com processos administrativos os fiscais que denunciam as falhas do sistema. É a maior caixa preta do país', arremata o parlamentar.
Os 15 deputados abaixo partiram da Base Aérea do Comando Militar da Aeronáutica no Rio de Janeiro, em um helicóptero Super-Puma da Marinha, comandado pelo Capitão de Corveta Omar Duarte. |