Eleito para seu primeiro mandato como deputado federal pelo Rio Grande do Sul no último ano, Giovani Cherini (PDT) usou a tribuna pela primeira vez na tarde de hoje (09), no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. Em sua fala, o parlamentar destacou o seu currículo de técnico agrícola, graduado em Cooperativismo, terapeuta holístico e deputado estadual no Rio Grande do Sul por 16 anos, tendo presidido a Assembleia Gaúcha em 2010 defendendo a idéia da cooperação.
O tema de trabalho de Giovani Cherini na presidência do parlamento gaúcho A Cooperação, o Rio Grande Acima das Diferenças, foi lembrado pelo parlamentar, que mostrou os elos da cooperação, com as cores da bandeira do RS da tribuna da Câmara.
Cherini destacou também que a ONU tem políticas voltadas para a cooperação, e solicitou para a Mesa Diretora que convide a senhora Elinor Ostrom, prêmio Nobel de Economia de 2009 (que teve a cooperação como base do seu trabalho) para que visite o Brasil e fale um pouco mais sobre a importância econômica e social do cooperativismo no mundo.
O parlamentar destacou ainda a necessidade de reformas política e tributária como forma de fazer com que o país deslanche economicamente e politicamente. Para ele, “o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, tendo entretanto uma prestação de serviços públicos inadequada à população”, justificou. |