O deputado Giovani Cherini – PDT é um dos autores da Ação Popular, ajuizada hoje (1º) em Defesa das Ações Sócio assistenciais desenvolvidas pela Extensão Rural gaúcha.
Firmado por ex-governadores, deputados estaduais, federais, dirigentes de movimentos sociais, sindicatos, associações, entidades, universidades, órgãos do Governo Estadual e Federal e demais entidades ligadas ao setor, o documento reivindica o restabelecimento da Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar).
A ação iniciou em 1992, quando a entidade perdeu o direito de imunidade do pagamento da contribuição previdenciária, parte patronal, condição decorrente da Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social, que lhe foi cassada.
A dívida consolidada chega a R$ 1,5 bilhão, o que compromete a existência da entidade, que conta com patrimônio estimado em R$ 20 milhões.
O serviço é executado em 492 dos 496 municípios do Estado por 2.200 profissionais, como médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, extensionistas de bem-estar social e assistentes administrativos. |