O deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS) foi painelista na manhã de hoje (02) no 5° Congresso Nacional do PDT. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Cherini discorreu sobre diversos assuntos, principalmente sobre energias limpas, saneamento e resíduos sólidos, temas que estão sendo abordados durante sua gestão frente a Comissão do Meio Ambiente.
O painel, comandado pelo ex-deputado federal Carlos Cardinal e que contou também com a participação do deputado federal Zé Silva (PDT-MG) e do líder da bancada na Câmara dos Deputados, deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), teve uma intensa participação dos militantes pedetistas. Em sua fala, o deputado Giovani Cherini ressaltou o trabalho que vem realizando pelo país, especialmente com a provação pela Câmara dos Deputados da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que dentre outras determinações, fixa o ano de 2014 para a utilização de lixões a céu aberto no país. Disse Cherini que “com essa nova realidade um milhão de catadores serão transformados em agentes ambientais, muitos através de cooperativas”, disse Cherini. Acrescentou ainda números relativos as 81 maiores cidades brasileiras (mais de 300 mil habitantes) que despejam por dia 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento, sendo todo esse material despejado no solo, rios, mananciais e praias do país.
Energias alternativas
Giovani Cherini destacou ainda a baixa utilização das energias alternativas no país, como a eólica, o etanol, biodiesel, centrais térmicas, energia solar, dentre outras. Para ele, “sustentabilidade é reciclar materiais, conservar árvores, atentar para a proteção ambiental, controlar o uso da água, evitar desperdícios. Temos como desafio aliar agricultura e meio ambiente. Os dois tem que caminhar juntos. Sustentabilidade é a palavra”, finalizou.
|