O deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS) participou na manhã de hoje (26) de audiência no Palácio Piratini, quando autoridades do município de Nonoai e região, religiosos, deputados estaduais e federais foram recebidos pelo governador Tarso Genro e pelos secretários de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil e do gabinete dos prefeitos, Afonso Motta. Na pauta do encontro, o pedido para que o governo dê seu apoio para ações que buscam valorizar a Romaria, incentivar o turismo na região e dar suporte ao pedido de canonização dos beatos, que tramita no Vaticano.
O deputado Cherini é autor da lei estadual 12.984, que declarou integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Luz e dos Servos de Deus, Padre Manoel e Coroinha Adílio.
Desde 1964, realizam-se todos os anos, sempre no terceiro domingo do mês de maio, a Romaria Penitencial ao Santuário Nossa Senhora da Luz e dos Servos de Deus, como são chamados os dois beatos, Padre Manoel Gonzáles e Coroinha Adílio Daronch.
Participaram da audiência também os deputados federais Vilson Covatti (PP) e Dionilso Marcon (PT); os deputados estaduais Silvana Covatti (PP) (propositora da audiência), Edegar Preto (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB), o prefeito de Nonoai, João Vianei Rubin, os padres Alex e Valmor, o prefeito de Rio dos Índios Valdemar Veloso Batista e demais prefeitos, vereadores e secretários municipais dos municípios da região.
|