O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, deputado Giovani Cherini prestigiou – nesta sexta-feira (30.09.11) – à inauguração da primeira unidade de processamento de coco para carvão do país, a Macaíba Brasa Verde (Grupo Ecox), na cidade de mesmo nome, região industrial de Natal, Capital potiguar.
“Essa tecnologia genuinamente brasileira tem um potencial revolucionário porque, além de ser 100% natural e não poluente, permite um rendimento (geração de energia) muito superior ao carvão vegetal tradicional”, explicou Cherini.
A intenção do deputado pedetista é encontrar formas de incentivar o desenvolvimento da tecnologia limpa, por meio de incentivos fiscais, por exemplo. “Além de não poluente, essa alternativa de energia limpa tem a vantagem de evitar o corte de milhares de árvores, cria empregos e elimina o trabalho escravo (nas carvoarias)”, assinalou.
Com investimento inicial de R$ 1 milhão, a fábrica Macaíba Brasa Verde nasce com seis funcionários, já de olho em parcerias com as prefeituras da região, cujo potencial de oferta de 40 toneladas de coco/dia. A tecnologia de conversão do coco para carvão demandou mais de três anos de pesquisas por parte do inventor e administrador de empresas Luiz Guilherme Teixeira, . |