O deputado Giovani Cherini (PDT-RS) comemorou hoje (3) a liberação, pelo Governo Federal, de R$ 38 milhões a fundo perdido, para auxiliar municípios do nosso Estado, que sofrem sistematicamente com problemas de abastecimento de água, através do programa Água para Todos.
O convênio para a construção de 47 sistemas coletivos de abastecimento de água no Rio Grande do Sul foi firmado nesta segunda-feira, através do programa "Água para Todos". O acordo foi assinado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e pelo governador Tarso Genro. Serão implementadas várias tecnologias, como poços artesianos, barragens, sistemas de abastecimento coletivos e individuais, bem como cisternas de consumo humano e animal.
Entre os municípios do Estado incluídos no Água para Todos estão Alegrete, Arambaré, Boa Vista do Incra, Candiota, Canguçu, Cerrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Itacurubi, Manoel Viana, Pedro Osório, Piratini, Santana do Livramento, São Gabriel, São Francisco de Assis e Tupanciretã.
Em 2011, o parlamentar, acompanhado pelo presidente da FAMURS, reuniu-se com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, quando solicitou a inclusão do Rio Grande do Sul no programa. “Para minha alegria, vejo que o trabalho deu resultados positivos.” - comemora o deputado. Para Cherini, ao estender o programa ao RS, o Governo Federal, reconhecendo a deficiência no acesso à água potável e saneamento básico, beneficiou várias áreas afetadas pelas secas, existindo, em algumas delas, franco processo de desertificação.