Por meio da lei 11.929 de autoria do deputado Giovani Cherini nesta terça-feira (24), é comemorado o dia dos principais símbolos do tradicionalismo gaúcho, o churrasco e o chimarrão. Neste dia comemora-se também a fundação do CTG 35 de Porto Alegre, o primeiro entre os centros de tradições gaúchas hoje difundidos pelo Brasil e pelo mundo.
O dia 24 de abril foi escolhido por sugestão do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) uma vez que nesta mesma data em 1948 nascia o pioneiro CTG 35. Este centro de tradições é representante de um modelo que levou ao desenvolvimento social, tradicionalista e que de uma forma muito organizada contribui para o resgate das mais caras tradições crioulas típicas de nosso Estado, como o bom e saudável hábito do chimarrão e o preparo da carne segundo os costumes mais autênticos.
A lei de n 11.929 foi aprovada na Assembleia Legislativa do RS em 20 de junho de 2003, e instituiu o churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” de nosso Estado. A lei também incorpora a data ao calendário oficial de eventos.