Cherini


 

Notícias - 25/04/2012

 

Giovani Cherini ajuda pedristas de Soledade

 
Deputado se reúne com presidente do Ibama para liberação de mercadorias retidas
 
 

O Deputado Federal Giovani Cherini (PDT/RS) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25, com o presidente substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernando Costa Marques, em busca de solucionar um problema que atinge pedristas do município de Soledade-RS e região que estão apreensivos com a retenção de mercadorias.  

Na semana passada, o fiscal do IBAMA, Heitor Peretti, reteu mercadorias no porto de Rio Grande-RS de mais oito empresas tendo, inclusive, determinado que a mercadoria de uma delas fosse descarregada do navio para fiscalização. Segundo o fiscal, a retenção ocorreu em razão do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pela Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (COOGAMAI) ter vencido em março desde ano. A renovação ainda não foi feita, apesar do pedido já ter sido protocolado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM), no dia 13 de fevereiro.

O Deputado Giovani Cherini pediu uma solução ao IBAMA antes do dia 2 de maio, data da abertura oficial da Exposição Feira de Soledade -Exposol.  Segundo ele, o fiscal do Ibama confirmou que as mercadorias retidas serão liberadas para embarque logo após a regularização dos documentos. No entanto, a preocupação do segmento ainda é muito grande, pois existem fatos semelhantes que ocorreram em 2011, com a empresa Gerevini Exportação de Pedras LTDA que se encontram sem solução. O IBAMA-RS ainda não tomou providências sobre o assunto.

O Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração Lapidação, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas do Rio Grande do Sul (SindiPedras) informou que aguarda agenda do IBAMA para realizar uma reunião com os representantes de todas as partes interessadas e, definitivamente, regularizar esta situação. A expectativa é de que até a próxima quinta-feira, a FEPAM assine o TAC firmado com a COOGAMAI.

 
Jornalista Responsável: Emmanuelle Lamounier
 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221