A Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, recebeu na tarde de hoje, 25, no Palácio do Planalto, o Deputado Giovani Cherini (PDT/RS) e demais parlamentares da bancada gaúcha. A ministra anunciou aos deputados e senadores presentes, que na próxima semana, será empenhada emenda para o Estado do Rio Grande do Sul, com recursos da ordem de R$ 14 milhões – saldo do Orçamento de 2011 – alocados no Ministério do Turismo.
Segundo o deputado Cherini, o recurso deverá ser priorizado para as obras de acessibilidade no entorno da Arena do Grêmio, no Bairro Humaitá. O montante complementará o recurso de R$ 9 milhões empenhados no final do ano passado. O deputado disse ainda que o objetivo é que haja um consenso com a prefeitura de Porto Alegre para que recursos sejam investidos em obras de acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, à Ponte do Guaíba, ao trem metropolitano – TRENSURB, ao centro e aos demais bairros de Porto Alegre, principalmente, na chegada da BR-448 e no novo acesso da BR-290. “A ministra se comprometeu em atender os pleitos do Governo do Estado do RS, especialmente no que diz respeito ao saldo orçamentário do ano passado. Quanto às emendas da Bancada ao Orçamento de 2012, a ministra adiantou que os empenhos devem começar somente após as eleições”, detalhou o deputado.
Os assuntos tratados na audiência envolveram também as Universidades Comunitárias, o Programa Pró-Transporte, a distribuição dos royalties do petróleo e barreiras argentinas impostas às exportações brasileiras.
Além de Giovani Cherini, participaram da reunião, o coordenador da bancada, Renato Molling (PP/RS), a Senadora Ana Amélia Lemos (PP) e os deputados Danrlei de Deus (PSD), Ronaldo Nogueira (PTB), Marcon (PT), Marroni (PT), Luiz Noé (PSB), Ronaldo Zulke (PT), Alceu Moreira (PMDB), Vilson Covatti (PP), Henrique Fontana (PT) e Assis Melo (PCdoB).