O deputado federal Giovani Cherini interveio em favor do setor pedrista em Soledade-RS e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) atendeu à solicitação do deputado, confirmando que as mercadorias de quatro empresas que estavam retidas no Porto de Rio Grande foram liberadas para exportação. Na tarde de ontem, 26, o presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (COOGAMAI), Izaldir Sganzerla, assinou o termo aditivo que prorroga por um ano a Licença de Operação definitiva e regulariza mercadorias que estavam retidas no Porto de Rio Grande. Essas quatro empresas detinham o maior volume de mercadorias, as demais, estão com os documentos em fase final de análise.
Giovani Cherini havia pedido ao presidente substituto do Ibama, Fernando Costa Marques, em Brasília, uma solução antes do dia 2 de maio, data da abertura oficial da Feira Internacional de Pedras Preciosas, Exposol, pois, alguns empresários que já tinham estandes reservados na feira, cogitaram não participar do evento. “É muito gratificante poder atuar em favor do setor pedrista do nosso Estado e conseguir colaborar. Agora sabemos que as cargas poderão seguir viagem e que a feira acontecerá sem problemas”, declarou o deputado Cherini. Ele acredita que dentro dos próximos dias, os demais produtos também serão liberados.
As cargas que estavam retidas em Rio Grande eram oriundas de Ametista do Sul, Soledade, Lajeado e do norte do país. De acordo com o presidente do SINDIPEDRAS, Ivanir Lodi, o provável destino destas mercadorias seriam 80% para China e os outros 20%, para os Estados Unidos e Europa.