Cherini


 

Notícias - 12/01/2012

 

Prefeito de Espumoso cumpre agenda de compromissos nos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, representando o COMDEPAR

 
 

Em sua visita à Brasília na última quarta-feira, 11, o prefeito do município de Espumoso-RS, Zelindo Signor, participou de uma verdadeira maratona de audiências nos ministérios. Depois de uma reunião no Ministério da Agricultura, o prefeito seguiu para o Ministério das Cidades e na sequência, para o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo das audiências foi buscar apoio para a destinação de lixo, com atividades de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos. Na oportunidade, também foi apresentado o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Passo Real - COMDEPAR

Acompanhado por Adriane Cerini, chefe de gabinete do deputado Giovani Cherini, o prefeito de Espumoso foi atendido no Ministério das Cidades por Sérgio Luis Cotrim, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental – Gerência de Resíduos Sólidos. No Ministério do Meio Ambiente, o prefeito se reuniu com Silvano Silvério da da Costa, diretor da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. Foi definido nas reuniões que, primeiramente, o consórcio deverá elaborar um plano nacional de resíduos sólidos, com prazo definido para apresentação em agosto de 2012. De acordo com os representantes dos ministérios, sem o plano, o consórcio ficará inviabilizado de pleitear recursos.

Os ministérios têm como prioridade eliminar os lixões e aumentar a coleta seletiva/reciclagem e aterros sanitários. A proposta trazida pelo consórcio atenderia as necessidades da destinação dos resíduos através da reciclagem, compostagem, biodigestão e aterros (para os rejeitos). Os representantes do dois ministérios afirmaram ter grande interesse em atender aos pedidos dos prefeitos e enfatizaram que faz parte dos planos dar prioridade aos consórcios públicos.

Também participaram da reunião: Albino Knop dos Santos, Secretário de Planejamento de Espumoso, Marcos Luis Werner, assessor jurídico,  Diogo Rodrigues, diretor executivo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Passo Real (COMDEPAR),  Marcelo Cantele e Claudio Bellaver, representantes da Empresa Intecnial.

 
Jornalista Responsável: Emmanuelle Lamounier
 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221