Na última semana, o deputado federal Giovani Cherini (PDT) participou de audiências no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e no Ministério da Agricultura acompanhado de representantes da Ocergs e da OCB e de parlamentares da bancada gaúcha. O objetivo principal dos encontros foi solicitar a inclusão das cooperativas no BNDESPAR, programa do banco para participações em empresas.
BNDES
No BNDES participaram da audiência junto com o deputado Cherini, o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, o coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Renato Molling, o deputado federal Dionilso Marcon e a analista de relações institucionais da OCB na Câmara, Clara Pedroso. Eles foram recebidos na sede do banco pela assessora da presidência, Ilge Ilgesias e pelo chefe do departamento de relações com o Governo, José Alves Junior.
No encontro, o presidente da Ocergs explanou sobre as necessidades das cooperativas gaúchas e solicitou que fosse aberta a possibilidade de parcerias com o BNDESPAR. Perius ainda apresentou uma proposta para viabilizar algumas indústrias no Rio Grande do Sul.
CONAB
Na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), os deputados e os representantes das cooperativas foram recebidos pelo diretor financeiro da estatal João Carlos Bona Garcia. Na reunião foram debatidas ações relacionadas ao cooperativismo brasileiro e a situação de algumas cooperativas gaúchas.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
No Ministério da Agricultura o deputado Cherini e o professor Vergilio foram recebidos pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado federal Mendes Ribeiro Filho. Na pauta da audiência estava a inclusão das cooperativas ao BNDESPAR. Após ouvir o presidente Vergilio Perius, o ministro solicitou que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS elabore um projeto para que seja enviado à presidência do BNDES.
Também participaram do encontro o superintendente da OCB, Renato Nóbile e os deputados federais Alceu Moreira, Luis Carlos Heinze, Renato Molling e Vilson Covatti, além de representantes dos deputados Darcísio Perondi e Jerônimo Goergen.