Cherini


 

Notícias - 29/05/2012

 

Dia Estadual do Desafio

 

Em 2012 participação recorde, 97% dos municípios gaúchos.

 

Nesta quarta-feira (30) é comemorado o Dia Estadual do Desafio, o qual foi instituído por meio da Lei n 12.492 de autoria do deputado Giovani Cherini.   

O Dia do Desafio, que integra o Calendário Oficial do Estado graças a lei do deputado Cherini, é uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são o maior prêmio. Realizado mundialmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Neste ano as atividades iniciam a meia-noite e se estendem às 20h30. A programação completa para sua região pode ser encontrada no http://www.sesc-rs.com.br/diadodesafio/atividades.htm.

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado do Brasil em número de participantes, nesta edição 481 municípios gaúchos estão inscritos, ou seja, 97% das cidades aceitaram o desafio.   

Origem

O dia do desafio foi criado na pequena cidade canadense de Saskaton quando, apesar da temperatura adversa de 20 graus negativos, o prefeito sugeriu aos moradores de sua cidade a seguinte proposta: quando a noite pairar sobre as ruas, todos deveriam apagar as luzes e sair de casa para caminhar por 15 minutos pelo quarteirão. Ele queria mostrar que, além de se aquecerem por alguns minutos, quebrar a rotina de uma forma saudável e a cidade economizar no consumo de energia elétrica, haveria uma grande e saudável integração social.

No ano seguinte, a atividade se estendeu à cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada no mesmo dia e horário. Porém, com as temperaturas baixando cada vez mais, a caminhada foi transferida para o mês de maio, quando a temperatura se torna mais amena com a proximidade do verão no Hemisfério Norte.

Desde lá, o Dia do Desafio passou a acontecer, anualmente na última quarta-feira de maio.

No Brasil o evento chegou pela TAFISA – Trim & Fitness International Sport For All Association, entidade alemã de promoção do esporte. A primeira edição aconteceu em 1995, com a participação de 35 cidades. No Estado, o Dia do Desafio aconteceu pela primeira vez em 1997, com a inscrição de sete municípios. De lá para cá, o evento não parou de crescer.

 

Jornalista Responsável: Mônica Carvalho
Jornalista MTB: 16.301

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221