Cherini


 

Notícias - 27/03/2012

 

Encontro Holístico é aberto com número recorde de inscritos

 

Considerado o maior evento holístico da América Latina, foi realizado de 24 a 26 de março, o sétimo Encontro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Nesta edição houve um recorde de inscrições: 1.600, e com 90 expositores das mais diversas especialidades holísticas visando, exclusivamente, a saúde e o bem-estar. O público foi sempre recepcionado com músicas de Sangar Vidal e Paulo Stekel, de autoria própria, proporcionando sensação de paz ao ambiente. Para complementar, foi cantado, a cada abertura do evento, o Mantra hindu e canto pela paz, Satchita, feito especialmente para o evento, com o apoio do Sindicato do Compositores do RS.

Em seguida, foi realizado um monólogo explicando o significado do resumo do evento: Kokhmahá, que significa sabedoria. E para dar um melhor entendimento sobre esta palavra, o deputado Giovani Cherini , idealizador do encontro, proferiu palestra sobre o tema “Kokhmahá: O holismo como fonte de sabedoria”.

No primeiro dia foram entregues os prêmios a todos aqueles que se destacaram na aplicação de terapias alternativas nas áreas da saúde e do meio ambiente: ARTFLOR (entidade sem fins lucrativos que agrega os terapeutas florais do Rio Grande do Sul) Dr. Sydnei Mitidieri, diretor da BIOPLUS (a primeira empresa a isolar e formular produtos biotecnológicos com microorganismos 100% coletados no ecossistema nacional); Escola de Ensino Fundamental Ananda Marga, localizada na Restinga, mantida por um associação beneficente indiana (segue a educação neo humanista com o objetivo integrado das potencialidades do ser humano); Grupo Hospitalar Conceição (destaca-se pela aplicação de Reiki nos pacientes de oncologia e hematologia com resultados bem positivos); Portal do Sol (proporciona educação ambiental e referência em técnicas sustentáveis); Programa Vida Alternativa da Rádio Ipanema (pela divulgação de informações sobre terapias holísticas); engenheiro Wallace Limaa (idealizador do Projeto Saúde Quantum voltado à saúde integral multidimensional); Sindicato dos Terapeutas Holísticos (representante da categoria profissional dos terapeutas holísticos); UNISUL, Universidade de Santa Catarina (primeira universidade brasileira a criar, emm nível de graduação, um curso de Naturologia); Procuradora da República, Neyde Maria Tavares, representando o médium João de Deus (Casa Dom Inácio de Loyola, Abadiânia/GO), bastante conhecido pelas cirurgias espirituais que já aplicou em milhares de pessoas).

 
Saúde Quântica
 

A primeira palestra do evento foi realizado pelo engenheiro e professor de Física Wallace Limaa sobre o tema “Saúde Quantum”. Ele é o precursor do Projeto Pedagógico Educação Holística e Transdisciplinar. Palestrante internacional, mantém contato com cientistas e visita universidades visando encontrar parceiros para a construção da I Universidade Quântica do Ser Integral no Brasil. Dedica-se ao estudo do paradigma quântico-relativístico e suas aplicações na Saúde há mais de 15 anos.

A Saúde Quântica, segundo o professor, está voltada para a promoção e proteção da Saúde Integral do ser humano e para compreensão de que a doença é uma oportunidade de olharmos para nós mesmos como investigadores da nossa jornada em busca de aperfeiçoamento e de ser feliz. Conforme explicou, por meio da meditação coletiva é possível comprovar a alteração energética do ambiente, bem como influenciar na redução da criminalidade. De acordo com Wallace, este tipo de experiência já foi realizada em mais de 20 cidades norte-americanas e em guerras no Oriente Médio. A experiência mais famosa aconteceu, em 1996, em Washington DC, quando mais de quatro mil meditantes de 64 países diferentes conseguiram reduzir a criminalidade em 25%. “Queremos tornar palpável a comprovação de que a meditação pode modificar uma realidade alterando os campos morfogenéticos de um ambiente”, explicou.
No segundo dia do encontro, as palestras foram todas direcionadas à cura do corpo, da mente e do espírito para um melhor aperfeiçoamento. Conforme o idealizador do evento, o deputado federal Giovani Cherini, não são as doenças que são tratadas e sim os seres humanos.

A primeira palestra foi proferida pela médica e terapeuta Mônica Medeiros, presidente da Casa do Consolador, entidade filantrópica que atende cerca de sete mil carentes mensalmente. Ela informou que trabalha com corrente médica de cura, com o auxílio de extraterrestres. Seu principal objetivo é despertar a consciência de que “somos filhos de Deus perfeitos e que ele está em cada átomo nosso e, portanto, não temos que viver com dor, e sim com felicidade e amor”.

Segundo a especialista, a cura depende do autoconhecimento e salientou que a humanidade foi criada para acreditar na dor como caminho de evolução. “Eu acredito que somente o amor faz evoluir. Os espíritos de luz e os extraterrestres trabalham energeticamente o que está doente em nós e nos inspiram resolver nossos problemas emocionais, que são a causa de todas as doenças”, finalizou.

 
Florais astrológicos
 

O astrólogo Jaime Dalmau, atuando na área há 40 anos em Florianópolis (SC), falou sobre “A astrologia e os florais astrológicos”. Ao longo de sua trajetória profissional, entendeu que a Astrologia é um dos melhores métodos de diagnóstico psicológico e que informa como “eu” encaro a vida, como “eu” sinto e como “eu” ajo. Segundo ele, muitos problemas do cotidiano são decorrentes da disfunção do caráter, do temperamento e da personalidade. “Quando existe a diferença entre essas formas, ocorre a disfunção na vida”, salientou.

De acordo com o especialista, a Astrologia diagnostica os problemas, mas, até então, não oferecia auxílio na terapia da mudança. Procurado por duas especialistas em florais, criou um grupo de estudos, estabelecendo as bases astrológicas e vibracionais, que resultou nos florais astrológicos, com a premissa de que os floras ajudariam a apurar as vibrações adquiridas no momento de nascimento. Cada signo, conforme explica, tem dois lados: luz e sombra. “Os florais auxiliam, então, a buscar o lado luz”, concluiu.

 
Sinos atlantes
 
A terapeuta holística Anna Batistel, que palestrou sobre o tema “Terapia do som com sinos atlantes de cristal”, despertou para o trabalho holístico desde que a sua filha de nove anos foi diagnosticada com tumor cerebral. Na ocasião, conheceu um médium que a introduziu à espiritualidade e optou por seguir orientações de extraterrestres que, segundo ela, ajudaram a salvar a vida da filha, hoje com 30 anos. Segundo explica, todo conhecimento deve ser transformado em vibração. “Sendo o corpo humano constituído 80% de água, a vibração penetra sem barreiras, harmoniza a mente, o corpo e o espírito e abre os canais de comunicação”, destacou.
 
Portal 2012
 
Os terapeutas holísticos Amauri Palma e Noé Carvalho fizeram uma meditação com alinhamento energético para o público a fim de que todos pudessem se reconectar com o Portal 2012. Em seguida, palestraram sobre “Portal 2012: celebrando as novas energias”, a fim promover a prática da cura interior e exterior. Ambos destacaram a importância, especialmente neste ano, de se fazer uma transformação no processo de consciência por meio de várias técnicas, a exemplo da meditação, da acupuntura, da massoterapia, do Reiki, da alquimia, entre outras.
 
Transformação pessoal
 
O padre Hilário Dewes, doutor em psicanálise, é graduado em Filosofia, Teologia, Parapsicologia e Hipnose. Ministra cursos de parapsicologia, abordagem do inconsciente, Bíblia, retiros e palestras diversas. Na sua palestra “Cura e libertação no encontro consigo mesmo”, deu diversos testemunhos e propostas de encontro bíblicos como lazer. Ele, que também atua como exorcista e parapsicólogo, afirma que suas técnicas auxiliam em uma grande transformação pessoal e espiritual.
 
Frequências de luz
 

Criador da técnica multidimensional de Frequências de Luz, o engenheiro Eduardo Chianca (PE) falou sobre esta teoria holística quântica. Seu objetivo foi despertar as memórias que estão latentes e inconscientes no que se refere à missão de cada pessoa. De acordo com ele, todos nós passamos por uma espécie de reunião no plano espiritual, chamada de Conselho Cármico, alguns meses antes da nossa concepção. Explicou que, a partir de então, é feito um comprometimento no aspecto cármico. “Neste momento de transição planetária esta informação torna-se vital e a sua ausência pode gerar uma série de desequilíbrios, traduzidos em doenças, a exemplo de ansiedade, depressão, tristeza e vazio existencial”, disse.

Frequências da Luz, segundo Chianca, é uma avançada terapia holística energética, baseada no conhecimento dos Pleidianos, seres de luz da quinta dimensão. Trata-se de um sistema de cura de acesso a qualquer pessoa que se interesse pela técnica: “É a cura integral, holística, de todos os corpos sutis e chacras do paciente para adquirir uma harmonização”, concluiu.

 
Yoga do Riso
 

Para praticar o riso, a terapeuta holística Caroline Mello falou de forma descontraída sobre o tema “Sorrindo para a vida com Yoga do Riso”. De acordo com ela, esta técnica é um despertar para sorrir mais na vida, melhorando o humor, equilibrando as emoções e manifestando atitudes mais positivas na vida. Com a prática, afirma, ativa a motivação e a criatividade das pessoas nas atividades rotineiras, estimulando sua integração no grupo.

Sua palestra foi seguida do que chama de vivência: uma série de exercícios para praticar o riso por meio de uma forma lúdica. A especialista motiva o riso do autoabraço e do abraço compartilhado. Uma forma, de acordo com Caroline, de melhorar a autoestima e os relacionamentos.

 
Psicoterapia e hipnose
 

O hipnólogo e psicólogo Reinaldo Momo falou sobre “Psicoterapia breve por hipnose”. Informou que desenvolveu técnicas modernas para, por meio da hipnose, gerar um estado de alteração, ressignificar as emoções, eliminar os traumas e buscar a cura na raiz da emoção. O especialista garante que auxilia pessoas que sofrem de depressão, de pânico e de fobia já na primeira sessão.

“Trata-se de uma ferramenta que liga o consciente ao inconsciente”, informou, acrescentando que, por intermédio de seus métodos, faz o paciente entrar no seu arquivo de memória para alterar o momento exato do seu trauma. “Hipnose é uma técnica e não faz milagres”, afirmou Reinaldo, profissional da área científica, que se considera um “facilitador”. Ele lembra que 50% da cura depende do paciente, ou seja, este deve ter desejo, vontade e atitude para conseguir a autocura.

 
Naturologia
 

No terceiro e último dia do evento, como forma de incentivo ao público, Giovani Cherini estimulou a técnica do sorriso e promoveu uma meditação entre os presentes. As palestras foram abertas pelo naturólogo Fernando Hellmanm. Mestre em Saúde Pública e Doutorando em Saúde Coletiva, coordena o curso de Naturologia na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), o primeiro reconhecido pelo Ministério da Educação, em nível de graduação, de quatro ano e meio, que aborda as terapias integrativas, complementares e naturais, embasadas na filosofia do cuidado integral à saúde.

O tema do naturólogo foi um questionamento: “As terapias integrativas e complementares estão sendo utilizadas holisticamente?”, na qual ele versou sobre a ética na terapia.. Fez uma reflexão sobre o uso das terapias holísticas no olhar social e ecológico frente a um mundo que, segundo ele, mercantiliza a saúde por meio de remédios alopáticos.

Seguida a palestra, Fernando Hellmann, Kalil Mondadori, presidente da Associação Brasileira de Naturologia; e Flávia Placeres, presidente da Associação Paulista de Naturologia, entregaram ao deputado federal Giovani Cherine um projeto de lei para o reconhecimento da profissão do Naturólogo junto ao Ministério do Trabalho.

 
Nova consciência
 

Com a palestra “Vivendo bem em meio às mudanças da terra: ajudas invisíveis do outro lado do véu”, o Doutor em Física, Alaor Ricardo Ruppenthal , afirmou que a vida no planeta Terra está cada vez mais tensa, e por uma simples razão: o despertar de uma Nova Consciência – que diz ser a integração entre alma e humano.

Mas esse despertar pode ser facilitado, segundo Alaor, com uma simples respiração profunda e consciente, possibilitando mudanças profundas na vida. “Com essas mudanças, temos também a conexão com os seres angelicais do outro lado do véu, facilitada, como nunca antes. Assim, basta solicitarmos ajuda que a receberemos”, explicou Alaor.

 
Acupuntura sem agulhas
 

Acupuntura Emocional sem Agulhas, conhecida como Emotional Freedom Techniques (EFT), foi ensinada pelo engenheiro e praticante desta técnica inovadora, André Lima. O EFT combina uma terapia para o paciente falar sobre as questões emocionais que o incomodam e, ao mesmo tempo, estimular pontos no corpo que são meridianos de acupuntura (canais de energia).

A estimulação é feita por meio de leves batidas com as pontas dos dedos que faz a energia circular, desbloqueando os canais. O principal objetivo é limpar, curar e dissolver traumas, medos, fobias, ou seja, crenças limitantes, pensamentos negativos, além de sintomas e doenças físicas. Segundo explicou o especialista, qualquer pessoa pode se autoaplicar a técnica fazendo um circuito dos pontos a serem tocados. Os princípios básicos do EFT podem ser aprendidos no site www.eftbr.com.br. André sugere ao praticante, no momento em que fizer os toques nos pontos, falar ou pensar em tudo aquilo que o incomoda: “Mesmo que eu sinta ‘tal problema’ eu me aceito profunda e completamente”.

 
Iridossomatologia
 

Abordando uma técnica inédita que permite, por intermédio da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e outras disfunções patológicas, o professor e terapeuta holístico, Nicanor de Oliveira, falou sobre “Iridossomatologia: um novo conceito de avaliação pela íris”. O objetivo principal dessa ciência, de acordo com o professor, é identificar, de forma exata, os sistemas falhos no organismo, buscando alternativas de restabelecimento da saúde por meio de tratamentos naturais. Refere-se à soma dos estados patológicos do organismo refletida na íris. De acordo com o especialista, o sistema usual baseia-se somente na observação dos sinais na íris sem, contudo, um precisão mais rigorosa.

Explicou que existem determinadas cores de íris muito escuras que escondem esses sinais. E, justamente para avaliá-los, foi criado este método, por um médico gaúcho, que calcula 15 sistemas fisiológicos do organismo utilizando a ciência exata da matemática. “Podemos afirmar, então, que a Iridissomatologia é o único método no mundo que classifica, matematicamente, o nível de saúde do avaliado,”, informou.

 
Homeopatia e harmonização
 

Com o tema “Harmonização em sua totalidade,”, o terapeuta homeopata Rudmar Mendes Moscarelli informou que a aplicação da homeopatia é essencial para a harmonização de todos os reinos: animal, vegetal e mineral. Prioriza as manifestações energéticas, mentais, emocionais e físicas, hierarquicamente priorizados nesta ordem. O terapeuta utiliza o princípio da “similitude” do remédio homeopático com as impressões e expressões, não importando qual seja a doença física. “O remédio homeopático traz a harmonia e ativa a força vital que é o processo de autocura dos seres viventes”, afirmou.

Rudmar informou que utiliza o tratamento miasmático (características) para atendimento: Psora (mal pensar), Sicose (mal agir), Luetismo (destruição), Canderinismo (força vital na busca do equilíbrio) e Tuberculinismo (sentimentos de abandono).

 
Psicoterapia dos sentidos
 

O filósofo, teólogo e psicólogo Maximiano Augusto Neto (SP) falou sobre “A psicoterapia do corpo e toque como caminho para o inconsciente”. Ele explicou que um trauma passado mexe com a glândula pineal do corpo gerando manifestações futuras, a exemplo de falta de ar e dores no corpo. Segundo Maximiano, diariamente sentimos 3.500 sensações vibracionais, sendo que 60% acontecem independente da nossa vontade.

Dessa forma, aconselha mais seletividade na invasão dos sentidos. Como exemplo, cita que um noticiário de um telejornal pode influenciar de forma negativa uma pessoa. “Dos nossos cinco sentidos, apenas o paladar é protegido, pois quando não gostamos de determinada comida a rejeitamos”, disse. Além disso, sugeriu que cada um pratique uma respiração mais prolongada para oxigenar o corpo. Outra dica foi liberar a inconsciência para haver uma liberação do preconceito.

 
Desintoxicação celular
 

Sobre o assunto ”A importância da desintoxicação celular”, a terapeuta Alexia Soares falou que fez uma opção de vida para melhorar sua qualidade quando desistiu da carreira de diretora de marketing de uma multinacional para se dedicar a um SPA anti stress, localizado no Rio de Janeiro. Seu despertar aconteceu quando, aos 29 anos, foi acometida de um problema cardíaco. Foi o momento em que começou a olhar para si mesma e entendeu que deveria existir um propósito mais significativo para a vida do que somente ter status social e acumular riquezas.

Ao dividir essa experiência com o público, explicou que a alegria, o equilíbrio e a paz interna fazem parte de um resgate de práticas simples e naturais disponíveis a todos. Ressaltou que esses hábitos de desintoxicação orgânica, mental e emocional eram utilizados pelos nossos ancestrais e foram perdidos ao longo do tempo. Como exemplo citou: alimentação saudável, contato com a natureza, yoga, beber água, além de pensamentos altruístas.

Alexia salientou a importância do tratamento inédito no Brasil, a base do consumo de ervas e frutas, para limpar os metais pesados do corpo e para promover uma desintoxicação de forma geral, como os cristais de colesterol e bílis do fígado e da vesícula. Além disso, informou que as doenças degenerativas podem ser revertidas de forma natural, atacando não somente os sintomas, mas especialmente as causas.

 
Sustentabilidade pessoal
 
“A sustentabilidade pessoal e sua importância para a sustentabilidade” foi o tema proposto pela psicóloga e advogada Rogéria Comin, no qual entende, por meio de seus estudos, ser a capacidade de quem se sustenta a partir das suas condições internas, independentemente de fatores negativos externos. Dentro dessa linha de pensamento, salientou a importância de se tomar decisões adequadas a partir de valores que são mobilizados pelas técnicas holísticas. Assim, explicou, cada pensamento emitido tem uma frequência própria que é expandido por meio da vibração e das ondas eletromagnéticas conscienciais, atingindo aqueles que estiverem na mesma sintonia. “Isso gera uma massa crítica que vai crescer e se multiplicar, provocando a sustentação do planeta”, finalizou.
 
Autoestima
 
O psicólogo e master em PNL (Programação Neurolinguística), Deroni Sabbi, promoveu palestra e vivência sobre o tema “Sentido e propósito da vida”, envolvendo uma meditação para o público por meio do que ele diz ser “um mergulho interior na busca de respostas”: quem somos, de onde viemos e para onde vamos”. Ressaltou a importância da inteligência emocional para se lidar com as emoções, provocando motivação e autoestima saudável. Para tanto, utiliza técnicas de hipnose, renascimento e neurolinguística.
 
Filhos do Sol
 
O xamã peruano Jorge Luis Delgado, conhecedor do Vale Sagrado (Machu Piccchu), referiu-se ao público como “filhos do Sol” na palestra que proferiu sobre “Ativação de disco solar”. Segundo ele, o disco solar, manifestado pelos mestres espirituais, nos ajuda a liberar a resistência do que somos por falta de conhecimento. “Somos sóis brilhantes como o Pai. Nós também trazemos claridade, transparência, calor, brilhantismo, iluminação, fulgor e solidariedade”, disse, acentuando que tudo isso nasce do que chama de sol interior de cada um, “onde esta a fonte inesgotável de amor, de serviço e de sabedoria”.
 
Fábrica de endorfinas
 

Rir é o segredo de tudo. Assim define a terapeuta holística argentina, Delia Susana Pescio, que palestrou sobre o tema “Fábrica de Endorfinas”. Ela aprendeu a técnica na Escola La Risa y La Salud (O Riso e A Saúde) e repassa para todo o Brasil a importância de se mudar o pensamento e a atitude. “Rindo e sorrindo o cérebro envia um comando à glândula hipófise para liberar endorfinas, que são os analgésicos naturais do corpo”, enfatizou.

Dançar, cantar, escutar música, fazer exercícios, degustar boa comida, ou seja, fazer atividades que geram prazer e emoções positivas foram citadas pela terapeuta como produtores de endorfinas. De acordo com ela, pensamentos negativos cortam o fluxo deste “hormônio do prazer” e intoxicam o organismo. “Sorrir, sorrir muito, gargalhar bastante. Esta é a solução sempre”, resumiu Delia.

 
Paz universal
 

A médica indiana Anmo Arora falou sobre a importância da paz conseguida pela meditação, especialmente nas escolas, por meio da palestra “A importância da meditação nas escolas e a meditação pela Paz Universal”. Ensinou ao público exercícios com crianças e adolescentes promovidos nas escolas e a prática pela gratidão. “O essencial é que entremos em um estado de paz interior, independente de qualquer credo ou religião.”, afirmou, acentuando que esse estado meditativo pode ser conseguido por intermédio de uma respiração profunda ou com o auxílio de alguma música inspiradora, leitura de algum texto sagrado ou mesmo uma oração religiosa.

No encerramento do encontro, Giovani Cherini chamou a equipe e o público ao seu redor no salão para um congraçamento. Para fazer uma analogia com o casamento, foi tocada a marcha nupcial e sugeriu que todos se abraçassem e casassem consigo próprios como forma de que os participantes entendessem a importância de cuidar de si mesmos. Para finalizar foi exibido o clip da música “What a wonderful world”.

O evento, no próximo ano, oitavo Encontro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, no mesmo local.

 

Terezinha Tarcitano - Assessora de Imprensa
(51) 9929-4575 e (51) 4063-6697

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221