Cherini


 

Notícias - 28/03/2012

 

Dep. Giovani Cherini recebe o Título de Acadêmico Honoris Causa

 

O Deputado Federal gaúcho Giovani Cherini (PDT), recebeu na última sexta-feira o título de Acadêmico Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia (ABF). A cerimônia de outorga da comenda foi realizada durante o Colóquio Internacional RIO+20 – Ação Global pela Sustentabilidade, na sede da Academia na cidade do Rio de Janeiro.

A ABF está tem sua sede na Casa de Osório, uma das mais antigas construções históricas do Rio de Janeiro, onde viveu e morreu o Marechal Osório, patrono da cavalaria do Exército e um dos maiores heróis nacionais de todos os tempos. A Academia tem como membros alguns dos mais ilustres brasileiros da atualidade, como os juristas Ives Gandra Martins e Paulo de Barros Carvalho, o jornalista Merval Pereira e o literato Carlos Nejar (estes dois últimos também membros da Academia Brasileira de Letras), e é uma das duas instituições brasileiras acreditadas pela Real Academia de Ciências da Suécia para fazer indicações ao Prêmio Nobel.

Diante de um auditório lotado com mais de 300 personalidades representativas de todo o país, o parlamentar recebeu com surpresa a honraria, uma vez que a mesma não constava na programação das atividades. Segundo o Professor João Ricardo Moderno, Presidente da ABD e Doutor de Estado pela Sorbonne, Cherini fez jus a honraria por ter sido “indubitavelmente o melhor e mais atuante presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados de todos os tempos”.

Durante a gestão de Cherini, considerada como paradigma de atuação no âmbito das Comissões Temáticas no Congresso Nacional pelo renomado articulista político Claudio Humberto, foram realizados 8 grandes eventos sobre sustentabilidade ambiental em várias partes do país. Os eventos reuniram mais de 4.000 pessoas de todos os 27 estados brasileiros, entre eles inúmeras personalidades, ministros de Estado e o Vice-Presidente da República.

Cherini – visivelmente emocionado pela honraria – com humildade agradeceu aos seus pais e a Deus, e dividiu a homenagem com todos os seus 112 mil eleitores.

 

Jornalista Responsável: Emmanuelle Lamounier

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221