Cherini


 
Pronunciamentos - Discursos Proferidos em Plenário
 

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Orador: GIOVANI CHERINI, PDT-RS
Data: 10/02/2011
 

O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Exmo. Sra. Presidente desta lídima Câmara dos representantes do povo brasileiro; Exmos. Srs. Deputados e Deputadas, distintos membros da imprensa, venho hoje aqui para, pela segunda vez, ocupar esta tribuna, o que muito me honra e me deixa emocionado. Afinal, procuro, dessa forma, honrar os 111.373 votos que me fizeram o Deputado mais votado do meu partido no Rio Grande do Sul, no qual tive a honra de exercer por 16 anos ininterruptos a tarefa de deputação estadual, tendo presidido aquela Assembleia.
Tivemos na Casa a presença da Sra. Presidenta da República, a gaúcha Dilma Rousseff. Estivemos no Rio Grande do Sul e homenageamos, ainda na Presidência da Assembleia, o ex-Presidente desta Casa e Vice-Presidente da República, Michel Temer, que recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha - honraria máxima do Parlamento gaúcho. Aquela Casa fez uma homenagem ao Vice-Presidente da República pelo seu trabalho, pelo estadista que é.
V.Exas. sabem que a política é feita de símbolos. Contudo, a vida real é feita de atos concretos. Tivemos, nas últimas semanas, dois belos símbolos por parte de nossa Presidenta da República no tocante à resolução de dois problemas estruturais vividos por nosso País, quais sejam: a necessidade de reforma política e a minimização dos recorrentes desastres naturais.
De fato, nossa Presidenta, acertadamente, não apenas visitou de imediato as áreas afetadas pelos desastres, como esteve pessoalmente neste Parlamento para entregar a mensagem do Poder Executivo, tendo a reforma política como prioridade.
Desta feita, creio ser o momento desta Casa política inspirar-se nos preciosos símbolos emanados pela Chefe do Executivo e começar a tomar atitudes efetivas e concretas para a superação dessas duas chagas nacionais. Afinal, enchentes e eleições neste País não são uma possibilidade, são uma certeza!
Assim, na firme persecução da revitalização das atividades legislativas - uma das principais preocupações do meu mandato -, as quais ora são eventualmente usurpadas por outras instituições por inércia deste Parlamento, proponho de imediato à Presidência da Casa que, tal qual a exitosa experiência do Senado Federal na formulação do novo Código de Processo Civil, se instalem o quanto antes cinco comissões de notáveis, para subsidiar tecnicamente e em alto nível os Parlamentares desta Casa nos seguintes assuntos: reforma política; reforma eleitoral; reforma tributária; reforma do Estado; enchentes e desastres naturais.
Proponho ainda que essas comissões percorram o País, ouvindo outros especialistas e a população, em audiências públicas, e ao final de 60 dias apresentem um estudo e um texto final a ser apreciado pela Casa.
Chamo a atenção de V.Exas. para o fato de que a cada dia que passa sem fazermos as imperiosas reformas institucionais mais se degrada o quadro político e as instituições de nosso País, a começar por este Parlamento. Isto é um consumado desastre político, tão previsível quanto as enchentes que regularmente se apresentam em território nacional. Por certo alguém - que não o povo brasileiro - está a se locupletar desta desonrosa situação, assim como estão ricos os donos da indústria dos desastres neste País.
Contudo, quer por minha formação pessoal, quer por minha experiência política, ambas umbilicalmente ligadas ao cooperativismo, afirmo a V.Exas. que tais problemas apenas serão superados através de uma atitude consciente de cooperação entre este Parlamento, a academia, a população e os demais Poderes. A cooperação é uma ideia sábia, é um valor inafastável diante da natureza gregária do ser humano, é um valor derivado dos ideais cristãos que erigiram esta Nação e que fazem parte do seio da cultura nacional. É, pois, igualmente um valor que permeia intrinsecamente nosso texto constitucional, o qual é o projeto da Nação brasileira.
Com efeito, afirmo-lhes que nós, representantes do povo brasileiro, não podemos abrir mão do protagonismo da representação política da sociedade, da fiscalização dos Poderes instituídos e de legislar. Se assim for, perderemos nossa razão de existir enquanto Deputados e enquanto Parlamento, perderemos nossa dignidade enquanto cidadãos, enquanto homens e mulheres de bem, enquanto pai e mãe de família.
Muito obrigado. Que Deus abençoe a todos!

 

 

 

Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221