Cherini


 
Pronunciamentos - Discursos Proferidos em Plenário
 

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Orador: GIOVANI CHERINI, PDT-RS
Data: 18/05/2011
 

O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, nem acreditei quando li a medida provisória que trata de recursos para a energia nuclear - Angra 1, Angra 2 e para a construção de Angra 3.
Nós, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, levantamos, apuramos e confirmamos que as usinas que geram a energia nuclear brasileira não têm licença ambiental para funcionar e que a energia nuclear brasileira é uma gastança só.
Há uma caixa-preta. E dizem que tal ocorre em razão de segurança nacional. Eu diria que é por insegurança nacional, porque, sem licença ambiental, gastaram mais de 10 bilhões de dólares, desde 1984, para construir Angra 3; além de 20 milhões de reais com a manutenção de equipamentos que foram comprados naquele ano - e eles dizem lá que tais equipamentos não estão obsoletos.
Imaginem V.Exas. um equipamento comprado da Alemanha em 1984! A Alemanha já fechou todas as suas usinas que utilizavam esses equipamentos. 
É uma gastança só. Justifica-se que há urânio no Brasil. Pasmem! O Brasil tem urânio, mas importa todo o urânio utilizado em Angra 1 e Angra 2. Repito: todo o urânio é importado. 
Não existe estrada para se chegar até lá. Se acontecer um acidente nuclear parecido com esse do Japão, as pessoas vão morrer amontoadas "cerro acima", como se diz no Rio Grande do Sul. Cerro acima, as pessoas morrerão de desespero
Este assunto parece ser blindado nesta Casa. Como podemos falar em Código Florestal, se não existe licença ambiental para que funcione a energia nuclear? Mais um detalhe: as usinas ocupam espaço em Área de Preservação Permanente - APP, onde nada deveria ser construído.
Eu acho que aquilo deveria ser gradativamente desativado, e não esta Casa votar medida provisória para colocar mais recursos naquela gastança total, que é a energia nuclear brasileira. 
Temos propostas. A Comissão do Meio Ambiente desta Casa não está só criticando a energia nuclear. A energia sustentável do Brasil está aí, através da energia eólica e da energia solar. Queremos votar o projeto sobre energias sustentáveis, cujo Relator é o Deputado Fernando Ferro. 
Eu sou da Base do Governo, mas quero votar o Código Florestal. Quero garantir aos agricultores que eles vão poder continuar trabalhando, plantando e produzindo alimentos no Brasil. 
Nós não podemos votar nada nesta Casa, porque, ao se dar a palavra, deve-se mantê-la. No Rio Grande do Sul, Deputado Mendes Ribeiro, nós temos palavra. Quando se faz acordo político, nós o sustentamos e o mantemos. Portanto, se foi dito aqui que só depois da votação do Código Florestal votaremos outras matérias, nós só podemos votar qualquer outro assunto aqui nesta Casa depois que votarmos o Código Florestal.
Muito obrigado.

 

 

 

Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221