O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Inocêncio Oliveira, Sras. e Srs. Deputados, hoje, com toda certeza, nós todos estamos com um peso a menos em nossos ombros. Eu acredito que, entre todos os debates que aconteceram aqui, ontem, na questão do Código Florestal venceu o Brasil, porque esta Casa votou. Certo ou errado, hoje nós temos um Código votado neste plenário.
Quero homenagear toda a comunidade cooperativista brasileira. Na condição de cooperativista, saúdo Vergílio Perius, o meu Presidente da OCERGS, entidade do Rio Grande do Sul; Márcio Freitas, Presidente da OCB; assim como os agricultores brasileiros que lutam e trabalham e em nenhum momento gostam de ser tratados como bandidos. Bandidos há em todos os setores. Agora, nós votamos um Código que, pela imprensa, parece não ser o que foi aprovado aqui. Muita gente está dizendo muita coisa hoje, mas sequer leu o relatório do Deputado Aldo Rebelo.
Mas eu quero aproveitar a oportunidade para, além de ressaltar que estou feliz por ter sido aprovado o Código Florestal, fazer uma homenagem à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a FAMURS, representante dos 496 Municípios do nosso Estado, que completou ontem 35 anos de história. Na pessoa do Presidente Vilmar Zanchin, Prefeito de Marau. Parabéns à FAMURS pela luta. A luta da FAMURS é a nossa luta neste plenário: pelos restos a pagar do Governo Federal, pré-sal, pacto federativo, lutas importantíssimas que incorporamos permanentemente neste plenário.
E incorporamos também duas outras grandes lutas: pela duplicação da BR-386 - necessitamos que ela chegue a Iraí, a Lajeado e, depois, volte ao Município de Iraí, completando a duplicação - e pela duplicação da BR-116, de Porto Alegre a Rio Grande, fundamental para o desenvolvimento do Estado.
Quanto ao PAC para as obras da Copa do Mundo de 2014, as obras do Aeroporto Internacional Salgado Filho e as obras do metrô de Porto Alegre, o Prefeito José Fortunati tem trabalhado muito por elas.
Para finalizar, Sr. Presidente, quero dizer que amanhã, finalmente, vai comparecer à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desta Casa o Almirante Othon Pinheiro para falar sobre a energia nuclear no Brasil. E daqui a pouco, vamos votar...
Sr. Presidente, nós vamos destacar, na votação da Medida Provisória nº 517, a criação do RENUCLEAR, que acredito ser uma grande vergonha para o Brasil.
Muito obrigado.
|