Cherini


 
Pronunciamentos - Discursos Proferidos em Plenário
 

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Orador: GIOVANI CHERINI, PDT-RS
Data: 24/11/2011
 

O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Inocêncio Oliveira, que preside esta sessão sempre com simpatia e cordialidade, cheguei a esta Casa, saindo da Presidência da Assembleia no Rio Grande do Sul, e tive o privilégio, pela bancada do PDT, de ser escolhido para presidir a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desta Casa.
Priorizamos alguns temas e estamos trabalhando. Começamos - e acho que isso é uma vitória do Parlamento - desencravando o Código Florestal, que adormecia aqui há 12 anos.
Felizmente, vem uma nova tese do Senado sobre a questão do Código e que nos agrada muito: quem polui tem que pagar e quem preserva tem que receber. Não se pode fazer socialismo no meio rural e capitalismo na cidade.
Então, nós estamos percebendo esse avanço, diminuindo essa distância entre ambientalistas e pessoas que fazem da terra o seu sustento. 
Priorizamos a questão do saneamento básico e fizemos um seminário sobre o IDH, com o Ministro Alexandre Padilha. Priorizamos a questão da sustentabilidade e fizemos um seminário com a Ministra Izabella Teixeira e todos os Secretários do Meio Ambiente do Brasil inteiro aqui no Congresso Nacional; priorizamos cidades sustentáveis e fizemos um congresso em Porto Alegre, segunda e terça; priorizamos energia limpa, e dias 6 e 7 vamos fazer um congresso brasileiro com a presença do Ministro Lobão para tratar de energia limpa, no auditório do Tribunal de Contas da União. 
E aí estávamos trabalhando na proatividade, e surge esse derramamento de petróleo no Rio de Janeiro. O que fiz, como Presidente? Imediatamente convocamos uma reunião, ad referendum dos Deputados da nossa Comissão, e conseguimos ontem trazer o Presidente da Chevron, Sr. George Buck. E numa das audiências mais disputadas nesta Casa, ele foi muito contraditório nas suas colocações. 
E, na mesma hora, a ANP, Agência Nacional de Petróleo, encerrou as atividades, pelo menos por enquanto, da Chevron no Brasil. Foi durante a nossa audiência pública, foi graças à Comissão de Meio Ambiente da Casa, foi graças a este Parlamento, foi graças aos Deputados Federais.
Por isso, temos que estar vigilantes, temos que defender nosso País, temos que defender nossa Pátria, como o leão defende seus filhotes.
E também hoje de manhã tivemos uma audiência pública aqui, Sr. Presidente, porque, embora tenhamos muitas diferenças em relação à energia nuclear, começamos a trabalhar no licenciamento ambiental de Angra II, sem discutir quem gosta, quem não gosta, se é feio, se é bonito, se é bom, ou se é ruim. Nós temos que ter legalidade nisso. 
E eu dizia aqui: hoje, no Brasil, para fazer um chiqueirão de porco, tem que ter licença, e Angra II não tinha licença. 
Pois, senhores e senhoras, hoje de manhã o IBAMA anunciou aqui, nesta Casa, que vai dar o licenciamento ambiental para Angra II, para que funcione na legalidade, com a segurança possível com relação à energia nuclear, discutido no mundo. Nós não o criamos, mas ele está aqui, e temos que assegurar a sua legalidade.
Portanto, foi anunciado hoje licenciamento ambiental para Angra II, graças aos nossos pares da Comissão do Meio Ambiente e ao trabalho que lá estamos realizando.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

 

 

Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221