O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, eu vou falar um pouco sobre o Projeto Pescar, que funciona há 36 anos no Rio Grande do Sul.
Hoje, às 15h30min, tenho uma audiência com o Ministro Brizola Neto para apresentar uma proposta do PAC da Aprendizagem, porque existem no Brasil mais de 1 milhão e 500 mil jovens que não têm acesso à aprendizagem. Precisamos do apoio do Ministério do Trabalho para adotar no Brasil uma nova fórmula de preparar os jovens, através da empresa, participando com a liberação remunerada e a cedência de empregados para atuação como professores voluntários e com a cessão de recursos materiais - instalações para aulas técnicas e práticas, equipamentos, instrumentos, refeição, uniforme e transporte. Entidades sem fins lucrativos, certificadas pelo Ministério do Trabalho, utilizariam esses recursos humanos e materiais para a realização dos seus programas de aprendizagem, conforme legislação pertinente.
Ao Ministério do Trabalho e Emprego cabe certificar as entidades e fiscalizar as atividades e os resultados das parcerias.
O PAC da Aprendizagem seria uma ação estratégica de crescimento para o nosso País. É essa ideia, esse programa, esse projeto que eu vou levar ao Ministro Brizola Neto, para que se duplique a capacidade atual, em médio prazo, sem onerar os cofres públicos, Sr. Presidente.
Obrigado.
|