O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, esse projeto foi apresentado por um Deputado da nossa bancada, que não está mais aqui, o Deputado Pompeo de Mattos. Esse projeto, na verdade, traduziu os anseios do cooperativismo do trabalho brasileiro. Por isso, foi fruto de uma grande discussão.
Eu, que sou um Deputado cooperativista e passei minha vida toda baseado na ideia, na filosofia cooperativista, penso que esse é um projeto de uma visão moderna do trabalho e não a precarização do trabalho. O que precariza o trabalho são as terceirizações, cujos lucros vão para o bolso do proprietário, é a empresa lucrando em cima do trabalhador.
Esse projeto concede décimo terceiro, Fundo de Garantia, todos os direitos do trabalhador; e ainda, no final do ano, a possibilidade de participação no resultado. É a socialização do trabalho. É o trabalhador construindo a sua própria história e a sua própria vida.
Realmente a Câmara dos Deputados está dando um grande sinal de que este Parlamento também tem uma visão cooperativista e que com essa visão nós podemos homenagear o Ano Internacional do Cooperativismo com alguma coisa que vai acabar com a história dos coopergatos. Agora nós vamos ter cooperativismo de trabalho de fato e de direito, podendo o trabalhador se organizar em qualquer parte do País na sua cooperativa.
Muito obrigado.
|