O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, estamos numa grande caminhada cívica, andando pelo Rio Grande e ouvindo o clamor do povo.
O fator previdenciário é um dos grandes problemas da nossa sociedade, é um verdadeiro pedágio do dinheiro do trabalhador: o dinheiro que lhe sobra, muitas vezes, não dá para pagar a conta da farmácia, e o crédito consignado mata o restante. Temos de votar o fim do fator previdenciário neste plenário, com urgência.
Outro assunto que preocupa muito o Estado, Sr. Presidente, é o trânsito. Apenas no último final de semana, morreram 26 pessoas em acidentes de trânsito.
Agora, tivemos a boa notícia de que a BR-116, que sai de Porto Alegre, passa por Camaquã, Tapes, São Lourenço do Sul e chega a Pelotas, vai ser duplicada. Queremos, então, agradecer à Presidenta Dilma a medida, mas precisamos que seja duplicada também a BR-386, que vai de Porto Alegre a Iraí, e que seja feita uma terceira pista para os caminhões, evitando inúmeros acidentes de trânsito.
Por fim, Sr. Presidente, protocolamos na Casa projeto que torna o Pe. Theodoro Amstad patrono do cooperativismo brasileiro. Já é lei no Rio Grande do Sul, e queremos ver esse projeto aprovado também nesta Casa.
Teodoro Amstad, Patrono do Cooperativismo Brasileiro.
Muito obrigado.