O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ontem nós estivemos nesta Casa prestando uma homenagem à Semana Farroupilha, do nosso Rio Grande do Sul.
Ontem à tarde e à noite, o nosso Rio Grande do Sul, em quase sua totalidade, sofreu prejuízos enormes por conta de um temporal que destelhou casas e derrubou árvores em várias cidades. Neste momento, estamos com boa parte do Rio Grande do Sul sem energia elétrica. A chuva interrompeu hoje um trecho da BR-116, perto de Camaquã e Tapes. A grande maioria dos Municípios - inclusive o da minha região, Soledade - está em estado de calamidade pública: Espumoso, Mormaço, Tapera, Colorado, Campina das Missões, Santa Rosa, Ivorá, Santa Bárbara do Sul, Porto Xavier, Presidente Lucena, Porto Vera Cruz, Ernestina, Porto Alegre, Ajuricaba, Alvorada, Amaral, Ferrador, Camaquã, Chuvisca, Cristal, Cruz Alta, Cândido Godói, Encruzilhada do Sul, Frederico Westphalen, Giruá, Ibirubá, Ijuí, Porto Lucena, Rio Grande, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga.
Todos esses Municípios sofreram prejuízos enormes. Vendaval, temporal e chuva de granizo prejudicaram boa parte das plantações e das casas nas localidades.
Estamos aqui, Sr. Presidente, solicitando ao Governo Estadual, à Defesa Civil e ao Governo Federal apoio para que o Rio Grande do Sul possa resolver um pouco da situação de calamidade pública que está hoje em todos os jornais do nosso Estado. Como falei, a BR-116 está fechada; cidades estão alagadas, um prejuízo incalculável. Inclusive, 95 mil pessoas, neste momento, estão sem energia elétrica.
Portanto, nós estamos aqui, Sr. Presidente, lamentando o ocorrido e nos solidarizando com o povo gaúcho por este momento de dificuldade. Acredito que a maioria dos desfiles da Semana Farroupilha serão interrompidos, serão cancelados em função dos prejuízos que o nosso Rio Grande do Sul teve devido ao temporal de ontem à tarde e à noite.
E continua chovendo. Nessas últimas horas, choveu mais do que o ano todo. Impressionante!
Por isso, queremos o apoio do Governo Federal, do Governo Estadual, da Defesa Civil, a fim de que os nossos gaúchos possam restabelecer suas moradias e seu ambiente de trabalho.
Sr. Presidente, muito obrigado.