Cherini


 

Notícias - 17/09/2012

 

ESPECIAL SEMANA FARROUPILHA

 

O tema da SEMANA FARROUPILHA deste ano é “NOSSAS RIQUEZAS” e tem como objetivo fazer  uma homenagem especial à mãe natureza, pelas maravilhas que fazem parte da diversidade natural formadoras da nossa paisagem geográfica, juntamente reconhecer as riquezas produzidas pelo povo sul-rio-grandense que, por sua formação cultural herdadas de suas origens étnicas criaram o cenário econômico do Rio Grande do Sul.

Também lancei, por ocasião da Semana Farroupilha do ano passado, a Coleção Símbolos do Rio Grande do Sul, os com os oitos símbolos oficiais, todos criados por lei. São eles:  a árvore é a erva-mate (lei7.439/1980); a bebida é o chimarrão (lei 11.929/03; a ave é o quero-quero (lei7.418/1980); a flor é o brinco-de-princesa (decreto 38.400/98); o animal é o cavalo crioulo (lei 11.826/02); a planta medicinal é a marcela (lei 11.858/02);a escultura é a estátua do laçador (lei 12.992) e o instrumento musical é a gaita (lei nº 13.513).

Esta Coleção vem sendo atualizada e relançada a cada ano servindo de instrumento de preservação da cultura gaúcha. Para minha alegria, dois símbolos da referida Coleção – Chimarrão e laçador – são leis de minha autoria na Assembleia Legislativa gaúcha.

 

Para minha alegria sou considerado Conselheiro Honorário do MTG, título recebido durante o 58º Congresso Tradicionalista, em Nova Petrópolis. Isso muito me orgulha porque o MTG é um dos maiores movimentos culturais, senão o maior, do mundo já que congrega mais de 1400 Entidades Tradicionalistas, legalmente constituídas, conhecidas por Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) espalhadas no globo terrestre.

 

Com o intuito de demonstrar a todos os brasileiros a grandiosidade da história cultural que está imbuída no cerne do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, é que propus o Projeto de Lei nº 926/2011 que busca conferir a este legítimo representante da cultura gaúcha o reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

 

Quando presidi a Assembleia Legislativa fui agraciado a Comenda Cavaleiros do Mar, pela organização da 26ª Cavalgada do Mar.

 

Quando presidi a Assembleia Legislativa, autorizei a criação, no Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL, um Grupo de Trabalho que discutiu propostas de cooperação dirigidas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) bem como a realização de uma pesquisa cujos resultados foram entregues ao MTG.

 

Quando presidi a Assembleia Legislativa, autorizei a criação, no Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL, um Grupo de Trabalho que discutiu propostas de cooperação dirigidas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) bem como a realização de uma pesquisa cujos resultados foram entregues ao MTG.

 

Sou autor de várias leis relacionadas à difusão da cultura gauchesca.

Lei do Churrasco e do Chimarrão
Entre as iniciativas estão a instituição do churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul (Lei 11.929). De acordo com a Lei fica estabelecido o dia 24 de abril como o Dia do Churrasco e Dia do Chimarrão. A Lei também prevê premiação para a churrascaria mais fiel ao modelo de churrasco gaúcho. Premiação essa conhecida como “Nova Bréscia”.;

 

Lei do Acampamento Farroupilha
Declara como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Acampamento Farroupilha (Lei 12.528), que ocorre anualmente no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre;

 

Lei do Cipreste de Guaiba
Declara como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Cipreste Farroupilha, de Guaíba (Lei 12.150);

 

Lei Estátua Símbolo
Declara como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado e escultura-símbolo, a estátua do Laçador (Lei 12.992).

 

Prêmio Victor Mateus Teixeira – O Teixeirinha
Res. 2.708, institui o Prêmio Teixeirinha que tem como objetivos homenagear, anualmente, cantores, cantoras, trovadores, trovadoras, declamadores, declamadoras, compositores... enfim, o melhor da cultura riograndense.

 

Sou autor da Coleção Símbolos do RS (8 livros).
A coleção reúne OITO símbolos gaúchos: a árvore é a erva-mate (lei 7.439/1980); a bebida é o chimarrão (lei 11.929/03); a ave é o quero-quero (lei 7.418/1980); a flor é o brinco-de-princesa (decreto 38.400/98); o animal é o cavalo crioulo (lei 8.26/02); a planta medicinal é a marcela (lei 11.858/02); a escultura é a estátua do laçador (lei 12.992) e a gaita é o instrumento símbolo (lei 13.513).

 

Com muito orgulho, sou autor da Lei 11.929, de 20 de junho de 2003 que torna Venâncio Aires a “Capital Nacional do Chimarrão”. Também apresentei essa proposição na Câmara Federal. O hábito de saborear um bom chimarrão reúne pessoas das mais diversas idades no calçadão municipal, denominado “Largo do Chimarrão”. Esta tradição é facilitada pelo Chimarródromo, belo monumento construído em metal e que disponibiliza água quente aos visitantes. É em Venâncio Aires onde ocorre a Festa Nacional do Chimarrão – FENACHIM. O Município valoriza tanto o hábito do chimarrão que possui inclusive uma escola para ensinar a cultuar a tradição.

 
 
 

Jornalista Responsável: Mônica Carvalho
Jornalista MTB: 16.301

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221