Ao concluir o terceiro ano de mandato como deputado federal, Giovani Cherini (PDT/RS) destaca suas ações com o dever cumprido. O parlamentar se mantém recordista na apresentação de projetos de lei, totalizando 59 proposições em tramitação na Câmara Federal. Seu compromisso com os municípios do Rio Grande do Sul foi reafirmado, neste ano, 142 cidades receberam emendas parlamentares que irão melhorar a saúde, a agricultura e a infraestrutura para suas comunidades. Além disso, Cherini apoiou o governo federal em inúmeras decisões que contribuíram para a distribuição das máquinas do PAC II, que beneficiaram todas as regiões do nosso Estado.
Muitas audiências em ministérios e secretarias estaduais foram acompanhadas pelo deputado e seus assessores, inúmeras delas resultaram em projetos positivos para os municípios. Os atendimentos no gabinete em Brasília e no Escritório em Porto Alegre aos prefeitos, vereadores e lideranças superaram os números do ano anterior, em 2013 foram recebidas mais de 4.000 pessoas.
O ano também foi de muitos roteiros pelo interior, Cherini viajou em média 2.000km por final de semana, visitando municípios de Norte a Sul do Estado. Entre as muitas viagens o deputado frequentou mais de 30 reuniões das coordenadorias do PDT e representou a Câmara Federal na abertura de diversas feiras e exposições.
O trabalho na Câmara Federal foi intenso, Cherini é membro titular das Comissões do Meio Ambiente, Finanças e Tributação, Agricultura e da Comissão Mista do Orçamento. Também é Membro da Frente Parlamentar Ambientalista, da Frente Parlamentar Agropecuária, Secretário da Frente Parlamentar Nacional de Apoio ao Cooperativismo e Presidente da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas em Saúde. Além disso, foi designado relator de muitos projetos importantes entre eles o que trata da destinação dos recursos do FAT e o projeto de extrema importância, que trata do Ato Cooperativo. Sua participação em plenário foi frequente, ocupou a tribuna mais de 120 vezes para fazer seus pronunciamentos.
Na área holística se manteve atuante e com ações pioneiras como a criação da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas em Saúde, da qual é presidente. Pelo 8º ano consecutivo Cherini realizou em Porto Alegre o Encontro Holístico Brasileiro, evento que reuniu mais de 3.000 pessoas.
Com a Cooperativa Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras Giovani Cherini e sua equipe ministraram cursos de liderança no paradigma holístico para mais de 600 jovens do Rio Grande do Sul. Foram realizados cursos nos municípios de Ronda Alta, Não-Me-Toque, Sananduva, Sarandi, Soledade e Frederico Westphalen. Os eventos contaram com o apoio da ONG Juventude Sem Fronteiras de Ronda Alta, com a cooperativa Cotrijal de Não-Me-Toque, com as cooperativas Majestade, Sicredi e com a Prefeitura de Sananduva, com a cooperativa Cotrisal de Sarandi, com o Sicredi de Soledade e com as cooperativas Cotrifred, Creluz e Sicredi de Frederico Westphalen.
Ao longo do ano, Cherini manteve posições fortes, foi um grande defensor do Programa Mais Médicos, pensando primeiramente na saúde da população, também foi firme ao solicitar que os vetos presidenciais ao Ato Médico fossem mantidos, garantindo autonomia aos profissionais da saúde multidisciplinar. Na área da agricultura esteve muito envolvido com a questão indígena, com o Código Florestal e contra o projeto de emplacamento de tratores, sempre pensando e defendendo nossos agricultores.
“Foi um ano de muito trabalho tanto em Brasília quanto no Rio Grande do Sul, fizemos muito pelos municípios gaúchos, termino o ano com o dever cumprido, sabendo que segui a risca minha função de trabalhar e muito pelo povo gaúcho”.