Prestes a encerrar seu primeiro mandato em Brasília, o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) avalia de maneira positiva os trabalhos desenvolvidos entre 2011 e 2014. “Me orgulho de fazer parte da Câmara dos Deputados. Ao longo desse período, consegui apresentar um número considerável de propostas, presidir e participar de comissões, presidir e participar diversas Frentes Parlamentares, ocupar a tribuna, presidir sessões, participar e aprovar leis importantes para o país. No começo do mandato fui o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde foi aprovado o Código Florestal”, afirmou o parlamentar.
O transcorrer das atividades contou com 80 protocolos de projeto de lei. Desses, 58 estão em tramitação. Foram 406 participações em plenário, o que tornou Giovani Cherini como o deputado gaúcho com maior número de participações em plenário. “Também sou o parlamentar gaúcho com o maior número de projetos de lei em tramitação e coloquei emenda parlamentar em 164 municípios”, salientou o deputado federal. O pedetista foi designado relator de 24 projetos de lei e está comprometido em garantir recursos para outros municípios do Rio Grande do Sul.
Além dos números apresentados, Giovani Cherini integrou diversas comissões seja como membro titular ou suplente. Entre elas estão as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; Minas e Energia; Comissão Mista de Orçamento; Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas; Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público; e, Comissão de Viação e Transportes. “Em 2013, criei a Frente Parlamentar das Práticas Integrativas em Saúde (Frente Holística) e, neste ano, ainda em processo de criação, a Frente Parlamentar Mista de Apoio a Ovinocaprinocultura (Frente OVINO)”, salientou o deputado federal. Giovani Cherini é vice-presidente da Frencoop (Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo) e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Para 2015, ano que iniciará seu segundo mandato na Câmara Federal, o recordista de votos da história do PDT no Rio Grande do Sul (115.294 votos nas eleições deste ano) vai dedicar seu trabalho a algumas causas essenciais para a sociedade. Caso das casas solidárias, universidade de líderes; agricultura, cooperativismo, mineração, cultura, biodiesel, saúde, entre outras. Também se empenhará para aprovar alguns dos seus projetos, em especial, o que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora rural se aposentar com mais de um salário mínimo e o projeto de lei que envolve a extração/exploração, comércio e exportação do nióbio. “Aprofundarei também a luta em defesa de melhores estradas para o transporte da produção e investimentos no transporte fluvial e sobre trilhos, na diminuição de impostos e na mudança da política de demarcação de terras indígenas no Brasil”, concluiu Giovani Cherini.