Na segunda-feira (03) o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), prestigiou o I Fórum Regional de Cooperativismo e foi um dos painelistas. O evento promovido pelo Sicredi Vale do Rio Pardo teve apoio da Unimed, da Afulbra e do Sescoop/RS e foi realizado no Auditório Central da Unisc em Santa Cruz do Sul.
O evento foi mediado pelo jornalista e diretor de redação da Revista Amanhã Eugênio Esber e contou com a participação de cinco painelistas: O deputado federal, Giovani Cherini, a senadora, Ana Amélia Lemos, o deputado estadual, Heitor Schuch, o presidente da Ocergs, Vergilio Perius e o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Muller.
A abertura do Fórum ficou a cargo do presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry que falou sobre o Ano Internacional das Cooperativas e sobre a organização do evento para as mais de 300 pessoas presentes na plateia.
O primeiro painelista, Orlando Muller destacou a trajetória do sistema cooperativo de crédito, contando a história do Sicredi, apresentando dados da cooperativa, seu posicionamento estratégico e as metas para os próximos anos.
Em seguida, o professor Vergílio Perius também fez menção ao Ano Internacional das Cooperativas, apresentou pesquisas sobre o setor, falou sobre a luta pelo BDESCOOP- programa de ajuda financeira para as cooperativas- o qual o deputado Cherini luta junto ao governo federal e encerrou destacando projetos importantes como o FUNDOPEN.
O deputado estadual, Heitor Shuch que é Coordenador da Frente Parlamentar de Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS, falou sobre a Frencoop que conta com a participação de 32 deputados gaúchos que apoiam e defendem o sistema cooperativista. Schuch destacou que o grupo trabalha na construção de políticas publicas em favor do cooperativismo e comemorou que nove projetos já viraram leis.
Em sua fala, Cherini explanou sobre o cooperativismo no Brasil, no Congresso e Senado. Destacou algumas perspectivas em relação à legislação. O deputado falou sobre a classe C, afirmando que essa é a nova classe predominante no país e consequentemente no cooperativismo. Encerrou ressaltando que é um deputado cooperativista, e que luta muito pelo cooperativismo no Congresso Nacional, que vai batalhar por mudanças na lei nacional e pelas cooperativas de trabalho.
A última palestrante do fórum foi a Senadora Ana Amélia Lemos, que destacou o papel do sistema cooperativista e os números positivos apresentados pelo setor.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Conforme orientações da entidade, este deve ser um período para promover as cooperativas e aumentar o conhecimento sobre sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social. A ONU reconhece que as cooperativas constroem um mundo melhor. Desta forma o Sicredi promoveu o I Fórum Regional do Cooperativismo, que debateu o seguinte tema “O cooperativismo e seu impacto no desenvolvimento regional: evolução e tendências econômicas e sociais”.