Os sessenta e oito anos da Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo, em São Leopoldo/RS, são narrados neste livro por quatro autores, todos ex-alunos: Antônio Cladir Tremarin, Carlos Dinarte Coelho, Flávio Luís Rostirolla e Luiz Roberto Dalpiaz Rech. Aliás, a iniciativa de elaborar esta obra foi dos seus ex-alunos com o objetivo de mostrar a importância da instituição, criada em 1944 e resgatar sua história, evidenciando que a escola permanece viva no coração de todos que por ali passaram.
A própria Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo será palco do lançamento do livro, no próximo dia 24 de novembro, no 14º encontro do ex-alunos, a partir das 9h e contará com a presença do deputado federal Giovani Cherini.
“Mais do que mostrar a história, faz-se necessário destacar aquilo que os seus ex-alunos levarão sempre consigo onde quer que estejam, que é o sentimento de gratidão, o espírito de solidariedade, o apego ao trabalho e à vida”, afirmou um dos autores, o jornalista Luiz Roberto Rech.
Ao longo de 68 anos de existência, a Escola Agrícola já formou, até dezembro do ano passado, 2.031 técnicos, sendo: 244 Técnicos Agrícolas, 248 Técnicos em Agricultura, 211 Técnicos em Pecuária, 516 Técnicos Florestais e 812 Técnicos em Agropecuária. Os alunos da escola são oriundos especialmente da área rural de todo o Rio Grande do Sul e de diversos outros estados, como Santa Catarina, Paraná e Rondônia. Atualmente, muitos exercem sua profissão no exterior.
No decorrer dessa leitura é narrada a trajetória da escola e seu crescimento, inclusive com as alterações de denominação pelas quais passou. São também abordados aspectos históricos relevantes no contexto da escola, especialmente no Estado do Rio Grande do Sul. Enfim, foi feita uma cronologia apontando as alterações na denominação da escola, e relação dos diretores e seus períodos, com alguns depoimentos, incluindo os funcionários. A obra conta, também, com o depoimento do ex-aluno Desembargador Sejalmo Sebastião de Paula Nery, entre outros.Várias fotos foram selecionadas nesta obra.
De acordo com o regimento escolar, a filosofia da escola tem como diretriz uma educação de qualidade, voltada à sustentabilidade do ambiente, integrando todos os
segmentos na busca constante da verdade, da liberdade e da justiça para os envolvidos no processo.
As unidades oferecem os cursos Técnico em Agropecuária (Capela) e Técnico em Florestas (São Leopoldo). Está prevista a criação de um novo curso, o de Agroecologia, para 2013.