NOTA PÚBLICA
‘‘ Devo-lhes dizer, pois, neste momento, que me sinto podado nos meus ideais, limitado nas minhas funções, obrigado a distanciar-me dos meus companheiros de partido. Tenho a terra, e me falta o arado; tenho a pauta musical, e me falta o violino; possuo excelentes asas para voar, mas tiraram-me o céu azul!’ ’
Contraditoriamente, vivo hoje o dia mais triste e o dia mais feliz da minha vida política. Triste por me expulsarem da única agremiação política a qual fui filiado e que ajudei a construir nos últimos 28 anos, e feliz pelo sentimento do dever cumprido para com os meus 115.294 eleitores, mesmo nos momentos mais difíceis.
Fui “julgado” em um processo de cartas marcadas. Antes mesmo da votação do impeachment, o Sr. Carlos Lupi já havia decretado minha expulsão pela mera intenção de eu votar favoravelmente ao impedimento da Sra. Dilma Rousseff, tal qual se noticiou amplamente na imprensa. A decisão do Diretório foi apenas homologatória, própria de um partido que tem dono.
Se fizeram isso com um deputado federal, que foi chefe de Poder, com seis mandatos consecutivos, o que farão com os demais deputados, prefeitos e vereadores pedetistas Brasil afora? Qual a segurança jurídica que eles têm?
Meu “crime” foi o de insistir em representar meus eleitores, que ante o mar de lama que se instaurou no país ansiavam por mudança e pela responsabilização daquela que fora eleita para defender a população, mas que acabou por perpetrar inúmeros crimes de lesa-pátria. Como compactuar com o descontrole das finanças públicas e com o surto inflacionário, e com a carestia e o desemprego por eles provocados? Como avalizar o estelionato eleitoral, a obstrução à Justiça e a institucionalização da corrupção como uma forma de governo e como um meio de perpetuação no poder?
Enfim, de acordo com os fatos e segundo minha consciência votei pelo impedimento da presidente da República, com o forte sentido de estar cumprindo o estatuto partidário, que em seu primeiro artigo estabelece como compromissos básicos do PDT a defesa da integridade e do interesse nacional, e a dignificação da função pública, sob a inspiração da moral e da ética, com o objetivo de servir ao cidadão. Ademais, desafio quem quer que seja a indicar uma só vez que eu tenha me manifestado ou votado em desacordo com as diretrizes do programa partidário.
Fui, enfim, vítima de um covarde, que com interesses inconfessáveis comanda o PDT com mão de ferro sem jamais se colocar sob o crivo do voto popular, inarredavelmente divorciado da vontade das bases populares que diz representar.
Para onde quer que eu vá fazer política, continuarei trabalhista, pois tenho o exemplo do meu sempre líder Leonel Brizola a seguir. Quando a ditadura lhe arrancou das mãos a sigla PTB, ele não se acovardou e seguiu adiante, pois o trabalhismo é bem maior do que um partido: é um patrimônio do trabalhador brasileiro.
Não há arrependimentos e nem rancores. Só a alegria de um maravilhoso porvir. O vento tudo leva, e o tempo tudo apaga. Fica somente a História, que certamente julgará aqueles que não ouviram as vozes das ruas.
Com a força da gente de bom coração e com a fé inabalável em Deus continuaremos trabalhando pelo povo gaúcho e brasileiro.
Um enorme abraço a todos!
Deputado Federal GIOVANI CHERINI,
Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso.
CHERINI NÃO VOTEI EM TI, MAS VOTEI CONTIGO CONTRA O PT QUE SÓ TROUXE DISSABORES A NÓS TRABALHISTAS. PARTIDO COM DOMO, SÓ PODE DAR NISTO. MEU RESPEITO.
Lamentável. Eu como pedetista, filiado a mais de 15 anos vice presidente do PDT em minha cidade ( Roca Sales) me sinto de mãos atadas politicamente falando. Quem somos nós para julgar alguem q nos representou tão bem. Só minha opinião. Forte abraço.
Eu fico muito triste com esse tipo de decisão, cade a liberdade de expressão,o presidente Lupi só está pensando nele e não no partido,o voto a cabresto já acabou a muito tempo,e pra onde o deputado Cherrini for terá meu voto sempre,sou PDT,e não mudo meu voto nem minhas ideologias .Um grande abraço,e Itaqui está muito triste por essa atitude autoritarista!!
Parabéns deputado por honrar seu eleitores e seus ideais.
Me solidarizo ao Sr. por este ato sofrido; um ato acovardado desse Lupi ditador, segue tua luta…continua com teus ideais e convicções. Sucesso amigo!
Deputado, eu não votei no senhor, mas saiba que o Rio Grande inteiro está contigo, pois manteve a coerência e não se curvou aos desmandos do senhor Carlos Lupi. Não esqueceremos de tudo que o senhor fez pelo nosso amado estado, cabeça erguida e siga em frente, pois estamos contigo!
Caro amigo! Conhecendo a tua dedicação e o teu amor pelo partido dos trabalhadores, imagino o teu desapontamento. Mas reintero o que já te disse inúmeras vezes, não votei no PDT, votei no amigo Giovani Cherine. Neste momento de tantas desilusões da politica nacional, tu és amigo uma luz honesta, em sintonia com teus eleitores. Continua na luta! Terás sempre o meu voto. Com certeza continuarás a contar com a expressiva votação dos homens e mulheres de bem desta terra gaúcha. Um abraço
Parabéns – Abraços
Deputado Giovani Cherini, podes contar com nosso apoio,sempre votamos em seu nome desde Deputado Estadual,não importa o partidos que escolheres,estaremos sempre contigo..
Uabração de todos daqui.
Onildo Muniz Fiuza
Bravo, Don Cherini! Honrou o que há de nobreza no trabalhismo!!! A valentia com honra sempre tem um alto preço a pagar onde grassa a miséria moral. Só quem tem nobreza de alma paga esse preço com destemor.
CARLOS LUPI…… quem deixou se criar dentro do PDT
??????????? CAFAGESTE, CORRUPTO E MAL INTENCIONADO,,,,,,
Parabéns Deputado pela sua fedelidade a seus eleitores que confiaram em seus atos!
Tem meu respeito pelo simples fato de seguir a política do mestre Leonel Brisola.
Foi na minha opinião um grande político em defesa do povo.
Parabéns, pela coerência e atitude, só não enxerga aquele que não quer ver, ou por interesse e cumplicidade. Nunca lhe dirigi meu voto, mas qualquer partido DECENTE o acolherá.
Prezado amigo, como você falou, seguiu sua consciência, de um político justo, correto e honesto. Como falei com meus amigos daqui de Fortaleza dos Valos, político que até hoje nunca foi apontado em falcatruas de corrupção. Siga teus preceitos e teus ideais que teus eleitores também te seguirão, onde quer que fores, porque não votamos em partidos, mas sim naquelas pessoas que correspondem aos nossos anseios de um Brasil melhor para nossos filhos e netos. Grande abraço e conte comigo sempre.
Não desanimas meu nobre deputado!! Pois a sua honra apenas aumentou, e como! Podes ter certeza que o seu “nobre” ato, jamais ficara calado no peito da sua gauchada! Parabéns.
Será que vale a pena ficar em um partido em que TODA a bancada dos deputados estaduais votaram a favor do aumento do ICMs??? Eu como eleitor e aposentado só vou votar no PDT se o nosso grande Brizola ressuscitar.
Grande deputado. Venha para o PP
O PDT de hoje, não o merece, deputado. Mas o sr. continuará a merecer meu voto. Sua atitude honrou os princípios do povo rio-grandense. Colocou seu eleitorado e consciência acima da prepotência do Luppi. E, ao contrário do presidente estadual, não amarelou e honrou a calça que veste. O sr. me representa.