O potencial turístico de municípios do Rio Grande do Sul poderá receber reforço com a criação da Rota Nacional do Turismo Enológico, Cultural, Artesanal, Paisagístico, Ecológico e Gastronômico. A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, nesta quarta-feira (26/11), Projeto de Lei 4.795/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que cria a Rota Nacional formada por cidades gaúchas que integram a região da Uva e do Vinho.
Pela proposta, os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Veranópolis, produtores de uva e de vinho, serão incluídos na Rota Nacional do Turismo.
Veja o mapa com os municípios da Rota Nacional do Turismo da Uva e do Vinho
Segundo Cherini, a região já possui diversas vinícolas e vários empreendimentos de apoio ao turismo, como hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato e antiguidade.
Além de desenvolver o potencial turístico da região, o projeto objetiva também o fomento e desenvolvimento do artesanato e da gastronomia regional, o fortalecimento da produção industrial de uva e de vinho, a implantação de mecanismos locais de educação ambiental e cultural, a organização produtiva de comunidades locais relacionadas ao turismo, a vitivinicultura, a cultura gastronômica local e regional e a geração de empregos.
De caráter conclusivo, a proposta segue para análise das comissões de Turismo e Desporto, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: PDT na Câmara
Trackbacks/Pingbacks