Um tradicionalista na Câmara Federal

Um tradicionalista na Câmara Federal

MTG, Patrimônio Histórico e Cultural dos Brasileiros

Com o intuito de demonstrar a todos os brasileiros  a grandiosidade da história cultural que está imbuída no cerne do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, é que o deputado Giovani Cherini propôs o Projeto de Lei  nº 926/2011, que busca conferir a este legítimo representante da cultura gaúcha o reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

Projeto regulamenta o rodeio como atividade desportiva e cultural

O deputado Giovani Cherini apresentou o PL Nº 4977/13, que tem como objetivo  regulamentar o Rodeio, para manter viva esta que é uma das mais importantes tradições gaúchas. Esta proposta vem de encontro ao Projeto de Lei 2086/11, que dispõe sobre a proibição de eventos equestres como rodeios, vaquejadas e competições de laço. É importante lembrar que o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG possui um termo de ajuste com o Ministério Público do Estado, que estabelece normas para a realização dos rodeios crioulos, com os respectivos cuidados aos animais.

Leis “Cherini” em prol da Cultura e das nossas tradições

Autor de várias leis relacionadas à difusão da cultura gauchesca:

  • A instituição do churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul (Lei 11.929);
  • A declaração de patrimônio histórico e cultural do Estado o Cipreste Farroupilha, de Guaíba (Lei 12.150);
  • A declaração de patrimônio histórico e cultural do Estado e escultura-símbolo a estátua do Laçador (Lei 12.992).
  • A declaração de patrimônio histórico e cultural do Estado o Acampamento Farroupilha (Lei 12.528), que ocorre anualmente no Parque. Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre;
  • Instituição do Prêmio Teixeirinha (Res. 2.708), que tem como objetivos homenagear, anualmente, cantores, cantoras, trovadores, trovadoras, declamadores, declamadoras, compositores, enfim, o melhor da cultura riograndense.
  • Amplia a utilização da bandeira do RS (Lei 11.531).

Simbolos do Rio Grande do Sul - giovani cheriniResgate dos Símbolos do RGS – co-autor

A coleção reúne nove símbolos gaúchos: a árvore é a erva-mate (lei 7.439/1980); a bebida é o chimarrão (lei 11.929/03); a ave é o quero-quero (lei 7.418/1980); a flor é o brinco-de-princesa (decreto 38.400/98); o animal é o cavalo crioulo (lei 8.26/02); a planta medicinal é a marcela (lei 11.858/02); a escultura é a estátua do laçador (lei 12.992); a gaita é o instrumento símbolo (lei 13.513); e, as Carreiras de Cavalos em Cancha Reta o esporte equestre símbolo  (lei 14.525). Versão em Português-francês.

 

 

giovani cherini comenda do marComenda do Mar

Quando presidiu a Assembleia Legislativa, foi agraciado com a Comenda Cavaleiros do Mar, pela organização da 26ª Cavalgada do Mar.

 

 

 

 

 

Acampamento2Você sabia?

O Acampamento Farroupilha, que se realiza no Parque da Harmonia, foi tombado, em nosso Estado, através da Lei 12.528 do deputado Giovani Cherini, como patrimônio histórico-cultural do RS.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *