Abertura do 9º Encontro Holístico Brasileiro

Abertura do 9º Encontro Holístico Brasileiro

Em clima de muita energia e paz, o terceiro dia do 9º Encontro Holístico Brasileiro começou domingo, 30/03, com a música em homenagem a Saint Germain, com a participação de todo o público que cantou e dançou, e, em seguida, com a harmonização do ambiente, no Clube Farrapos. Com atividades durante todo o dia, o público fez uma imersão em todas as técnicas holísticas por meio dos mais diferentes temas de palestras proferidos no salão principal, enquanto que mais de 40 terapeutas voluntários prestaram 1.500 atendimentos de Reiki e massoterapia, inclusive com fluídos de bastões e outras métodos de relaxamento, ao longo dos três dias de evento.

Terapeutas e interessados de todo o Brasil, entre diversos secretários de saúde, lotaram todas as dependência do clube. Houve mais de 4.200 inscrições. Os organizadores do evento anunciaram que o 10º Encontro Holístico Brasileiro será realizado em outro local, mais amplo, no final de março do ano que vem. A data e local serão divulgados brevemente.

O hino do evento, Kokhmahá, contagiou todos os participantes nos três dias de evento, cantado sempre antes das palestras de abertura do idealizador do evento, Giovani Cherini, sobre a importância das terapias integrativas.

Cura Reconectiva

Considerada uma alquimista da era moderna, Lorena Rodigheri, com formação em Cura Reconectiva e Reconexão, falou sobre este tema como experiência que revoluciona o planeta.Há quase 20 anos vem se especializando na arte de curar o corpo e a alma. Graduada nos módulos mais avançados da Escola de Alquimia, habilitou-se em 2011 em Fluído Bastões.

“A cura reconectiva é a inteligência do universo a dizer ao corpo como curar-se.”, afirmou, acentuando que o benefício vai desde uma unha encravada até uma doença considerada incurável. Na forma prática, a terapia para algumas pessoas acontece em uma única sessão; para outras, duas ou três, podendo ser presencial ou à distância – com a mesma eficácia.”Proporciona um equilíbrio tanto a nível físico, mental, emocional, espiritual e outros cujos nomes ainda são desconhecidos”, informou.

Lorena explicou que, durante a sessão, basta o interessado estar relaxado e permitir que a inteligência do universo atue: “cada pessoa recebe a cura que mais necessita, não necessariamente a que acredite ser a mais importante”. Reconexão, disse, é um trabalho feito por meio das linhas axiatonais do corpo (chakras) que se estendem além do corpo e nos reconecta com a malha energética do planeta e, consequentemente, com a energia universal que a tudo permeia.

“A reconexão nos desperta para a imensidão de luz que somos, começamos a estar cientes das várias dimensões da nossa existência. O tratamento propicia que a pessoa se alinhe para estar no lugar certo, hora certa, com a pessoa certa, fazendo seu objetivo de vida”, concluiu.

Equilibrando a sua saúde e fabricando seu próprio “remédio”

Proprietário do Horto Medicinal Alecrim, em Igrejinha, Telmo Silva, bacharel em Serviço Social, é autor do livro “Ervas e Plantas Medicinais: do empírico ao cientifico”, escrito especialmente para médicos, homeopatas, farmacêuticos, biólogos, botânicos, nutricionistas, veterinários, professores e demais interessados em aprender a extrair da natureza produtos sem aditivos químicos.

Criou a Farmácia Viva, uma parceria com o departamento de saúde da Unisinos, que visava o estudo, da catalogação e uso das plantas para a Medicina. Criou o Horto de Alecrim, em Igrejinha, que conta hoje com 200 espécies e servindo de arquivo vivo de ervas e plantas para estudo, pesquisa e treinamento em todo o Estado do RS.

Terapia Assistida por Animais

Com a iniciativa que nasceu no Rio Grande do Sul, a Dra Bernadette Serra Rego, médica, especialista em psiquiatria, mestre em psicobiologia, falou sobre o tema “Terapia Assistida por Animais”. Ela desenvolve trabalhos de atividade e terapia com animais desde 2010. Seu primeiro projeto, intitulado Dr. 4 Patas, começou na cidade de Natal (RN), Canoas (RS) e Rolante (RS), levando cães e gatos para interagir com pacientes psiquiátricos institucionalizados e crianças internadas em hospitais no RN.

No Rio Grande do Sul, iniciou um trabalho de Terapia Assistida por Animais no CAPS AD Igara, em Canoas, em parceria com a Unidade de Bem-Estar Animal do município. Ali realizou trabalho com cães e gatos com excelente resultado. Logo após, o Dr. 4 Patas levou a terapia Assistida por Animais para o CAPS Nova Vida, em Rolante, em um trabalho com crianças hiperativas. Nesse mesmo período, firmou outras parcerias para compor a Associação Gaúcha de Atividade e Terapia Assistida por Animais (AGATA), da qual faz parte da diretoria.

Na sua palestra, Bernadette abordou sobre o que é essa modalidade terapêutica e quais os benefícios da interação humano animal. Foram evidenciados por ela exemplos de trabalhos realizados nessa área, alem dos cuidados necessários em relação aos animais e onde buscar formação.

Bebida Alcoólica e Cigarro: Visibilidade Zero

Propondo-se promover uma revolução entre os produtos geradores de vícios, o médico autolicenciado do Conselho de Medicina, Mauro Kwitko, palestrou sobre o tema “Bebida Alcoólica e Cigarro: Visibilidade Zero! A Força da Indignação Pacífica”. Para tanto, é o autor de um futuro Projeto de Lei Popular em Porto Alegre propondo a ideia de que esta seja a primeira cidade no mundo onde será obrigatório que as bebidas alcoólicas e o cigarro estejam escondidos dos olhos e dos ouvidos da população.

Diz o projeto: “Nunca mais haverá bebidas alcoólicas e cigarro expostos em outdoors, indoors, supermercados, restaurantes, bares, padarias, incluindo expositores, boxes, banners, balcões, mesas, cadeiras, freezers, em lojinhas de conveniência, em postos de gasolina, em aeroportos, em rodoviárias, em estádios e ginásios esportivos, nunca mais haverá anúncios em rádios, jornais e televisões, não será permitido a transmissão pelas televisões ou cinemas de filmes, mini-séries, novelas, documentários etc. em que apareçam pessoas bebendo ou fumando, não será permitido o patrocínio dessas drogas em eventos de qualquer natureza (esportivos, recreativos, rodeios etc.), os caminhões transportadores dessas drogas para os locais de venda não poderão ostentar em sua carroceria o seu conteúdo, os engradados ou caixas ou pacotes de bebida ou cigarro adquiridos em supermercados ou bares, estarão lacrados e envoltos em embalagem para não evidenciar o seu conteúdo etc.”

De acordo com o médico, que também é especialista em Psicoterapia Reencarnacionista e Regressão Terapêutica, trata-se de um projeto de conscientização espiritual de todas as pessoas envolvidas no ciclo de plantação/confecção/produção/distribuição/divulgação/venda dessas drogas.

Hipnose Condicionativa e a Teoria da Concepção

Reconhecidamente como um dos maiores nomes da hipnologia científica mundial, Luiz Carlos Crozera é o criador da Hipnose Condicionativa (técnicas de Condicionamento Mental) e da Teoria da Concepção. É o fundador e Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia e da Sociedade Ibero Americana de Hipnose Condicionativa, palestrante e conferencista. Na palestra Hipnose Condicionativa e a Teoria da Concepção, informou que esta técnica é a mais nova descoberta que está revolucionando as ciências biológicas: “a intenção do pai e da mãe, no exato instante da relação sexual que produzirá um novo ser humano, repercutirá diretamente no comportamento no físico e no mental do ser humano que será gerado”.

Explicou que a intenção (frequência vibratória) do pai e da mãe, que levou a concepção, está gravada na base da memória inconsciente e corresponde aos primeiros registros mentais que nortearão toda a vida, formado antes da nossa constituição biológica. “Se conseguimos ver e/ou sentir esses registros mentais, em estado de hipnose, é porque existíamos, antes de sermos concebidos biologicamente”, acentuou.

Durante o tratamento, informou que a hipnose regula a autoestima (processo terapêutico) e equilibra o centro das emoções, controla a ansiedade, o mecanismo da vontade etc.

“Cada um de nós quando nasce ganha seu livre-arbítrio e cabe a cada um buscar ter qualidade de vida com momentos felizes. “Arbitramos pela nossa vida e pela nossa existência”, afirmou, destacando que 90% da população procura por consultas médicas devido à carência afetiva”, afirmou, com a informação de que, neste mesmo índice, todas as doenças surgem na mente humana e a hipnose é o meio mais rápido de tratamento.

Dr. Crozera acompanha e assessora diversos projetos nas mais diferentes áreas da saúde física e mental, na educação, criminalística e recursos humanos.

Ginástica Chinesa

A educadora física com ênfase na área da Gerontologia, (o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos), Alessandra Zucatti, proferiu palestra sobre “Ginástica Chinesa – Lian Gong – a prática da longa vida”. Ela atua, principalmente, nos seguintes temas: Ginástica Chinesa – Lian Gong, Tai Chi Chuan e Grupos de Convivência. É Mestre em Ciências Médicas com especialidade em Endocrinologia, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e praticante de Tai Chi Chuan, desde 2005, no Centro Cultural Chinês. Ela fez com o público uma técnica terapêutica e preventiva buscando a concentração de cada um, com movimentos lentos e precisos, a fim de alcançar resultados de relaxamento e de alongamento e, depois, explicou a teoria dos movimentos.

Saúde Integral e Espiritualidade

A busca da saúde como uma base científica para espiritualidade foi abordada pelo filósofo holístico e escritor polígrafo brasileiro, Luís A. W. Salvi, por meio da palestra “Saúde Integral e Espiritualidade”. É autor de mais de 140 obras sobre os grandes temas da transição planetária e da nova civilização cósmica, sendo especializado em calendários mundiais, geografia sagrada e no esoterismo em geral.

De acordo com Salvi, a evolução caminha para as sínteses. “Há alguns séculos tivemos a mensagem de São Francisco que indicava que a natureza, portanto a saúde, também é algo sagrado. Esse processo moderno veio anunciar os novos tempos de síntese entre a ciência e a espiritualidade tendo a saúde como elo necessário para as novas buscas do sagrado”, afirmou. Segundo ele, esse processo histórico gerou uma ruptura com o passado e está na construção do novo mundo e de uma nova humanidade originando, inclusive, o renascimento, cujo espírito é essencialmente holístico.

Mandalas Alquímicas

A terapeuta holística, Rosana Costa Szalanski, Reiki Master e artista sintonizadora das Mandalas Alquímicas, proferiu palestra sobre “Mandalas Alquímicas”, campos de energia luminosos que centram e harmonizam. Fez uma experiência prática sobre o tema, propondo a todos fazer uma oração de libertação simultaneamente utilizando pinturas sintonizadas com a energia dos Anjos e Mestres da Grande Fraternidade Branca Universal. Rosana é co-criadora e facilitadora da vivência Mandala Terapia e de outros cursos para expansão da consciência. Blog: belamandala.blogspot.com

Animais de Poder e os 3 poderes da Mãe Terra

“Animais de Poder e os 3 poderes da Mãe Terra. A vida é simbólica comece a interpretá-la”. Este é o tema da palestra feita pelo Mestre em Terapia Xamânica Guarani e Pré Inca, Marcelo Monteiro, natural da Amazônia, onde passou sua infância interagindo com os animais, de forma intensa e isento de medo. Aos 10 anos se mudou para o Rio de Janeiro e teve que aprender a sofrer uma vida urbana sem a presença dos animais. “Como tudo tem um sentido, a vida nos dá sinais a todo instante e observando a vida, fui aprendendo a trabalhar com a energia dos animais. Uns chamam isso de superstição ou fé. Eu chamo de conexão com a essência que está em cada um. Mas estamos todos conectados à natureza; cada um na sua frequência, na vibração que se identifica”, destacou.

Como explicou, há milênios, todas as tradições Xamânicas trabalham com alguma forma de relacionamento com as energias dos animais. “Para aqueles que têm sua essência, vivem em contato com a natureza e percebem os sinais escritos por ela, os animais são magias, espíritos, são muito mais do que apenas símbolos de prosperidade, de fé, de alegria dinheiro, de amor, de sorte”, afirmou, questionando quem nunca teve um elefante de costas para porta de entrada ou um pé de coelho, uma coruja de óculos.

Hoje, é praticante nível 8 de E.M.F. Balance Technic e professor na Terapia Reflexos. Ao longo de 10 anos de vivências e pesquisas, desenvolveu um método sutil e amoroso de trabalhar a energia dos animais, plantas e cristais. É criador e coordenador do site: www.animaisdepoder.com.br e tem formação terapêutica nas áreas de Cura Quântica Estelar, Radiestesia e Radiônica. Suas curas são realizadas por meio de Cristais Radiônicos e Auriculoterapia.

Simplicidade e encantamento são características reconhecidas deste Xamã que guarda o conhecimento de uma sabedoria ancestral de conexão com os três Poderes da Mãe Terra a fim de auxiliar as pessoas a resgatarem seu poder pessoal, a autonomia sobre suas vidas e a corporificação de uma consciência de liberdade.

“Ao longo da história, os animais acabaram associados a uma ideia particular, porém temos que ter consciência do que é costume, lenda, mito ou um símbolo cósmico e do que ele representa para a vida. Os animais são esses símbolos de energia que existem dentro de nós. Cada pessoa tem os seus animais de poder e o seu totem pessoal. E esta simbologia não é só aos animais que se aplica, mas às plantas e às pedras (cristais)”, concluiu.

Conquista da saúde integral

O tema “A Conquista da saúde integral” foi abordado pelo Dr. Uronal Zancan – Ortopedista, Médico do Esporte, pós-graduado em Psicologia Transpessoal, diretor da Clínica Urgetrauma, presidente da ONG Instituto Pró-Saúde, idealizador do PRO SER (Programa de Otimização da Saúde, Emagrecimento e Rejuvenescimento). Segundo ele, até a definição de saúde está condicionada ao paradigma de doença. “Promover saúde não é terapia, é prática”, afirmou, incentivando os exercícios físicos.

Ao final do evento, o idealizador do encontro, deputado Giovani Cherini, lançou a Carta à Humanidade com os seguintes dizeres: “A partir de hoje serei o teu representante e você o meu para, juntos, construirmos a FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) em todos os lugares onde formos. Iniciando dentro da nossa família, no trabalho, na nossa cidade, no nosso país e no nosso planeta”.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *