As práticas integrativas em saúde, em suas diferentes formas, sempre foram um riquíssimo patrimônio da humanidade, contribuindo para sua saúde e qualidade de vida. Como deputado federal, Giovani Cherini sempre se destacou pela atuação em prol das práticas integrativas em saúde e seus profissionais. Ter fundado e ser presidente da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde, promover o Encontro Holístico Brasileiro e diversos projetos de lei, são o exemplo do trabalho de valorização política das práticas integrativas e seus terapeutas.
Da Índia, berço de diversas ciências e filosofias, vem mais um exemplo dos dias atuais para nosso país, a criação do Vice-Ministério do Yoga, o qual tem por objetivo a promoção e preservação da prática bem como de outras ciências e terapias, como a Ayurveda e a Homeopatia. Como não é de surpreender, aquele que tomou esta iniciativa foi um político e praticante do Yoga, Narendra Modi. A notícias foi divulgada no dia 11 de novembro de 2014 e se espalhou pelo mundo.
O primeiro ministro indiano possui uma visão muito interessante e especial sobre as práticas integrativas. “O yoga não deve ser só um exercício, mas deve ser um meio para se conectar com o mundo e a natureza”, afirmou ele durante uma fala nas Nações Unidas. Em uma congresso sobre ayurverdra, Modi afirmou “o yoga adquiriu um reconhecimento mundial para aqueles que querem viver sem stress e escolhem uma abordagem holística da saúde”. Já o Ayurvedra “se for apresentado de forma correta como um modo de vida” também poderá ter cada vez mais reconhecimento. Compreendendo a Ayurveda como uma ciência, ele afirma “há necessidade de uma maior consciência sobre a medicina Ayurveda. No pode limitar-se somente ao médico, nossos ancestrais fizeram da boa saúde parte da vida”.
Narendra Modi ainda defendeu em setembro na Assembleia Geral da ONU a criação do Dia Internacional da Yoga. Segundo ele, o Yoga permite descobrir o sentido da unidade entre o ser, o mundo e a natureza.
O vice-ministério terá o nome de AYUSH, siglas de Ayurveda, Ioga, Unani, Siddha e Homeopatia, e terá à frente o indiano Shripad Yesso Naik. Anteriormente estes temas eram apenas um departamento no Ministério da Saúde indiano.
Com certeza essa visão holística da sociedade, cultura, saúde e práticas integrativas é sinal de quem pensa e faz mais que política.
Para saber mais, a notícia que saiu na EXAME, no Diário de Notícias e Reuters.
Confira uma fala sobre o trabalho de regulamentação do Ayurveda
Trackbacks/Pingbacks