Giovani Cherini fala das Terapias Complementares no Grande Expediente da Câmara Federal

Compartilhe!

Na tarde desta quinta-feira (11) de outubro, o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) defendeu as Terapias Complementares no Grande Expediente da Câmara Federal. Cherini se considera um deputado holístico, é idealizador e organizador do maior encontro holístico do Brasil. É autor de vários projetos de lei que envolvem o tema.

Durante seu pronunciamento Cherini destacou que “a medicina Integrativa é o futuro da saúde mundial”. A medicina integrativa une a medicina tradicional com a medicina de outras culturas e de outros países, além de outros tipos de ciências e técnicas saudáveis em diferentes áreas e campos profissionais para atuarem e interagirem juntas, em sinergia, buscando resultados positivos e benéficos para o paciente, com o objetivo de cura e prevenção de forma integral e completa (mente, corpo e espírito).

Outro ponto enfatizado no discurso foi a inclusão das práticas complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). Técnicas como a acupuntura e a fitoterapia, já foram implementadas na rede pública de saúde para auxiliar no processo de cura. O deputado defende que as demais técnicas também sejam incluídas pelo Ministério da Saúde.

Aproveitando a ocasião, Cherini anunciou que vai protocolar o projeto de lei que torna Chico Xavier, eleito o maior brasileiro de todos os tempos pele SBT, Herói da Pátria, através da inscrição do seu nome no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia.

Outros projetos de lei da área holística apresentados pelo deputado:

– Projeto de Lei 4186, que cria o chamado remédio BIBLIOTERÁPICO. Isso mesmo, a lei exigirá a presença de livros, devidamente autorizados pelo Ministério da Saúde, nos hospitais públicos, farmácias e drogarias. A aplicação da Biblioterapia em pacientes adultos internados em unidades hospitalares tem como pretensão proporcionar uma internação menos dolorosa e agressiva, humanizando o tratamento hospitalar.

– Projeto de Lei 4455/2012, que Dispõe sobre o uso da Terapia Assistida por Animais (TAA) nos hospitais públicos, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS. O Projeto tem como objetivo a introdução do animal junto a um indivíduo ou grupo, onde o animal é parte integrante do processo de tratamento, que visa promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas.

– Projeto de Lei n.º 3.804, de 2012, que regulamenta o exercício da profissão de Naturólogo, profissional que atua com as práticas terapêuticas naturais, integrativas e complementares, tradicionais ou associadas aos novos avanços da ciência, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Naturologia e da Associação Paulista de Naturologia.

– Projeto de Lei nº 4183, de 2012 que Dispõe sobre o diagnóstico e atendimento clínico aos portadores de depressão nas unidades de saúde componentes do Sistema Único de Saúde – SUS).

– Projeto de Lei 1297/11, que regulamenta a profissão de terapeuta holístico e institui programa de serviços de terapias holísticas em unidades de saúde e em hospitais mantidos pelo Poder Público ou a ele conveniados.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *