Viabilizada pelo esforço e dedicação do deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), quatro cidades do Rio Grande do Sul foram autorizadas a criar cursos de medicina pelo Ministério da Educação. O anúncio do MEC ocorreu no dia 4 de setembro, tendo a implantação de 39 novos cursos em nível de país. No Estado, o “ok” foi dado para Ijuí, Erechim, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
O empenho do parlamentar foi decisivo aos municípios. Durante seu mandato, Giovani Cherini participou de audiências e encaminhou ofícios aos ministérios competentes. “Estive engajado com as reivindicações da educação, priorizo esta área e sempre me coloquei favorável aos programas da Saúde também com este objetivo: o da criação de cursos de medicina em locais estratégicos do Rio Grande do Sul”, afirmou o deputado federal.
Conforme informações do MEC, as cidades brasileiras beneficiadas estão distribuídas por 11 estados de quatro regiões e que têm como perfil população com pelo menos 70 mil habitantes e que ainda não tinham o curso de medicina. A segunda etapa do processo, que acontecerá ainda no mês de setembro, envolve a chamada pública para as instituições privadas de ensino interessadas. A abertura dos cursos está dentro da meta do MEC e do Ministério da Saúde de criar 11,5 mil vagas de graduação e 12,4 mil de residência médica até 2017, no âmbito do Programa Mais Médicos.
Novos cursos de medicina no Rio Grande do Sul
Erechim
Em pronunciamento e prefeito de Erechim ressaltou a importância do trabalho conjunto para a conquista e a nova etapa para a cidade:
Tivemos a sensibilidade dos Ministérios da Educação e da Saúde para garantirmos esta conquista, mas tivemos também a parceria decisiva de deputados, prefeitos e lideranças de diversos segmentos da sociedade para chegarmos até este momento. Sem dúvida, Erechim viverá uma nova realidade a partir da Medicina.
Ijuí
Em publicação no site da universidade Unijuí, o reitor Martinho Kelm destacou:
Esta notícia tem um grande significado, pois é o êxito de um grande trabalho desta comunidade, fruto do trabalho de todos, tanto na dimensão técnica, quanto na dimensão política e na dimensão de mobilização. É momento de parabenizar toda a comunidade interna e toda a comunidade regional, este curso vem consolidar o caráter público da UNIJUÍ.
São Leopoldo
O prefeito de São Leopoldo falou sobre o empenho da cidade e os benefícios para a população:
Fomos a primeira cidade do Brasil a se habilitar ao edital de pré-seleção de municípios para implantação do curso de medicina. Teremos mais profissionais atuando nas unidades de saúde da cidade e no Hospital Centenário, pois um dos requisitos desta interiorização é de que as residências (qualificação dos médicos) sejam no município onde o curso é ministrado.
Novo Hamburgo
A notícia no município fez o prefeito destacar o grande valor que essa nova etapa significa:
Essa é, com certeza, uma grande notícia, que vai trazer uma consequência positiva enorme para nossa cidade, abrindo portas para o ensino. (…) Com o curso de Medicina na cidade vamos colaborar com a formação de novos profissionais em uma das áreas mais importantes de atendimento.