Na quarta-feira (12), o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) foi recebido pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha. O deputado Dionilso Marcon também participou da audiência.
Na reunião foram abordados diversos assuntos dentre eles o apoio do deputado Cherini à contratação de médicos de fora do país para municípios com menos de 10 mil habitantes. Esta necessidade vem de encontro ao assunto que está sendo tratado neste Ministério e no MEC, para a criação do curso de Medicina na Unijui em Ijui e também a Faculdade Federal de Medicina para Passo Fundo utilizando espaço físico do Exército.
Outro assunto que recebeu muita atenção do Ministro foi o pedido de liberação de recursos para o Projeto Carreta Amiga do Peito – aquisição de um caminhão e equipamentos no valor de R$ 1 milhão para o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.
Pleitos do Hospital São Carlos de Farroupilha, referentes à UTI Neo Natal, Filantropia, atendimento de urgência e emergência e processo da UPA, foram tratados com o ministro a pedido do Prefeito Claiton Gonçalves.
Também recebido por Padilha, o Prefeito Jeremias Trevisan de Paraí solicitou a liberação de recursos para a construção de uma UBS e agradeceu ao deputado Giovani Cherini a indicação de uma emenda para o Hospital Nossa Senhora Aparecida.
O prefeito Farelo de São Borja tratou no ministério a liberação de recursos para a UPA, de Programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também prazos para realização de obras já autorizadas pela União.
O presidente da Fundação Amazônia e Grupo Parlamentar Brasil/Européia Rudolfo Montenegro Duarte Grandi, também foi recebido, na oportunidade entregou o convite do III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, que acontecerá de 13 a 15 de setembro em São Paulo, organizado pelo físico e engenheiro Wallace Lima.
Ao fim do encontro o deputado Giovani Cherini pediu ao ministro o empenho de todas as emendas indicadas por este parlamentar no Orçamento Geral da União para a Atenção Especializada que vai beneficiar aproximadamente 10 hospitais nas cidades de Soledade, Passo Fundo, Tapejara, Porto Alegre, Santo Ângelo, Santa Rosa, Paraí, dentre outras comunidades, que necessitam de nossa atenção.