O 9º Encontro Holístico Brasileiro abordou a tríade Saúde, Ciência e Espiritualidade, em uma conferência realizada nos dias 28, 29 e 30 de março na capital gaúcha.
A maior conferência do gênero no Brasil, realizada em Porto Alegre, reuniu um público de 4.200 e profissionais com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente. O principal objetivo da conferência é propagar um novo paradigma holístico capaz de trabalhar o ser humano em todas as suas dimensões: material, mental, emocional e espiritual.
Na oportunidade, 120 expositores participaram da Mostra Holística onde apresentaram ao público projetos, técnicas, produtos e tecnologias na área das práticas integrativas em saúde.
Na área de atendimentos gratuitos, 1500 pessoas foram beneficiadas com aplicação de reiki, Jin Shin Jyutsu, numerologia, massoterapia, fluídos bastões e outras técnicas. Mais de 40 terapeutas do Brasil e do exterior trabalharam voluntariamente nestes atendimentos.
O encontro, que contou com a apresentação de 30 palestrantes, foi direcionado aos terapeutas holísticos, apreciadores do tema, acadêmicos e profissionais de psicologia e área afins, pesquisadores, professores e profissionais das áreas Médica, Engenharia, Arquitetura, Fisioterapia, Enfermagem, Pedagogia, Saúde etc., além de secretários municipais de Saúde e de Educação.
Para o deputado federal Giovani Cherini, presidente da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde da Câmara Federal, o encontro teve como objetivos, também, sensibilizar cada indivíduo sobre a importância da espiritualidade, propiciando aos participantes reflexões e vivências que os levem a encontrar caminhos que possibilitem, por meio do despertar da consciência, do amor, da sabedoria e da ética inerentes a todos os seres, restabelecer a saúde, o equilíbrio, o bem-estar e a qualidade de vida. “O evento tem o objetivo de compreender o conceito de espiritualidade na família, no trabalho e na política, no sentido de estimular as pessoas, as equipes e as organizações a identificar e praticar ações de responsabilidade social, atuando, conscientemente, com foco no servir, que é a chave do bem-estar, gerando entusiasmo, determinação e realização”, resumiu o idealizador Giovani Cherini.
O Símbolo do encontro, o “Prêmio Kokhmahá”, em sua quarta edição, foi entregue às entidades, instituições, veículos e pessoas que se destacaram na aplicação de terapias integrativas no campo da saúde e do meio ambiente. Entre os homenageados, que propagam, difundem e estudam as terapias complementares na saúde, destacaram-se o Hospital de Medicina Alternativa (HMA), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás especializada em práticas integrativas e complementares, com foco especial, desde a sua origem, na milenar medicina Ayurvédica, além da Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura e a Associação Gaúcha de Terapias com Animais – AGATA.
O próximo evento, o 10º Encontro Holístico Brasileiro, será realizado de 27 a 29 de março de 2015, em Porto Alegre.