Com o número recorde de 2.500 inscrições, foi aberto o 8º Encontro Brasileiro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, considerado o maior evento da categoria no Brasil, no dia 22/03, com 40 terapeutas à disposição para fazer atendimentos gratuitos de Reiki e massoterapia e mais de 100 estandes com os mais diferentes tipos de técnicas holísticas. O evento está acontecendo no Clube Farrapos (Av. Professor Cristiano Fischer, 1331), bairro Jardim do Salso, e, ao longo de três dias, serão proferidas 36 palestras.
A exemplo do ano passado houve a abertura com a música “Satchita”, mantra da paz, com a participação dos artistas da Coopermusica. Em seguida foi lançado o CD A ideia da produção do CD nasceu a partir do 7º Encontro Holístico, quando o clipe foi exibido pela primeira vez. Estará à disposição do público um estande do SICOMRS/ COOPERMÚSICA. A exposição “Flores do Mundo” estará sendo exibida pelo fotógrafo Pedro Maroclin.
O idealizador do evento, deputado Giovani Cherini, proferiu palestra sobre o eixo principal do encontro, “Kokhmahá: o Holismo como fonte de sabedoria”. O encontro da fórmula da felicidade foi a grande mensagem do encontro. “Ajudar as pessoas a serem mais felizes”, este é o segredo, afirmou Cherini, lembrando ser o dia 22 o Dia Mundial da Água, “o dia também da despoluição da nossa água interior”.
A seguir, ocorreu a terceira edição do Prêmio Kokhmahá, destinado às entidades, instituições, veículos e pessoas que se destacam na aplicação de terapias alternativas no campo da saúde e do meio ambiente. Os homenageados foram os seguintes veículos, profissionais e instituições que melhor propagaram, difundiram e divulgaram as terapias holísticas complementares na saúde no ano de 2012:
– Rede Aquarius, portal que se destina a divulgar cursos, eventos e viagens que tenham como enfoque o crescimento do universo holístico.
– Portal do Bem, guia de eventos, terapeutas e espaços holísticos realizados em todo o país. Neste espaço cada terapeuta cadastra suas próprias divulgações, gerenciando seus anúncios.
– Somos Todos Um, espaço na internet que congrega conceitos universais, como a unidade, o amor incondicional e o espírito de integração.
– Hospital Divina Providência, que desenvolve o projeto “Vida e Saúde através das Terapias Naturais e Integrativas”, que consiste no oferecimento de consultas gratuitas a moradores dos arredores do bairro, como massoterapia, Reiki, Auriculoterapia, entre outros.
– Reiki no Parque, que congrega um grupo de voluntários que ministram a técnica do Reiki. Sua proposta é proporcionar esse benefício ao maior número de pessoas em busca da saúde, do bem-estar e da harmonia. Com amor ao próximo e altruísmo.
– Encontro Holístico de São Francisco de Paula, espaço que nasceu a partir do sonho de unir pessoas para poderem estudar, vivenciar e refletir sobre as várias formas que levam ao autoconhecimento e à espiritualidade maior, divulgando o turismo holístico.
– Memorial Landell de Moura, cujo objetivo é de preservar a memória da vida e obra deste inventor gaúcho, pioneiro das telecomunicações, patrono dos radioamadores do Brasil.
– Dr. Fernando Luchese, diretor e médico cardiologista do Hospital São Francisco de Cardiologia do Complexo Hospitalar da Santa Casa (RS), coordenador do Seminário “Ciência, Espiritualidade e Saúde, realizado em 2012, com a presença do psiquiatra americano, Dr Harold Koening, da Universidade de Duke, EUA.
– ONG Um Novo Olhar, localizada na Restinga, com proposta holística de desenvolvimento comunitário, cuja missão é melhorar a qualidade de vida de 230 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A palestra de abertura foi feita pelo Diretor médico do Hospital São Francisco, Dr. Fernando Lucchese, cirurgião cardiovascular e cardiologista, sobre o tema “Saúde, Espiritualidade e Felicidade”. De acordo com o especialista, que também é membro do Centro para Teologia, Espiritualidade e Saúde da Duke University (EUA), o ser humano do século 21 está buscando fontes de esperança para a sua vida e a religião tem sido excelente apoio em suas dificuldades. “Nós, médicos, estamos desenvolvendo no Hospital São Francisco de Cardiologia da Santa Casa uma nova linha de pesquisa que busca relacionar as influências da espiritualidade sobre a doença cardiovascular em indivíduos submetidos a cirurgias cardíacas e infartos”, afirmou.
Lidando diariamente com doenças e, paralelamente, realizando estudos, Dr. Lucchese entende que todos nós somos constituídos de Corpo, Mente e Espírito. De acordo com ele, as doenças da alma exercem influência sobre a mente e o corpo, especialmente as doenças da alma, mais conhecidas como a raiva, a inveja e a vaidade. “Essas e outras doenças da alma como o egoísmo, a solidão e a depressão terminam gerando infarto, AVC e câncer”, informou, acrescentando que a metade dos cancerosos e infartados está deprimida ou já foi.
Em contrapartida, disse, que a serenidade, a alegria e a felicidade tornam o ser humano mais saudável. Na sua avaliação, a fórmula correta da felicidade seria esta: Estilo de vida saudável = Saúde = Felicidade, que nos leva à Longevidade.
Segundo o cardiologista, os componentes importantes do estilo de vida são: organização pessoal, organização familiar, organização financeira, vida espiritual organizada e profissão organizada. “Os indivíduos espiritualizados vivem mais, são mais felizes e mais saudáveis”, concluiu.