Em defesa das cooperativas Piá e Santa Clara

Em defesa das cooperativas Piá e Santa Clara
Compartilhe!

O deputado federal Giovani Cherini usou a tribuna da Câmara dos Deputados ontem (6) para defender duas tradicionais cooperativas gaúchas, a Pia e a Santa Clara , denunciadas pela possível presença de álcool etílico no leite, segundo análises realizadas pelo Ministério da Agricultura.

“Quero dizer que sou consumidor dos produtos fabricados pelas duas cooperativas e vou continuar consumindo, sem problemas, pois conheço com profundidade a qualidade e a segurança do leite e de seus derivados”, afirmou.

Segundo o deputado, as cooperativas recebem somente matéria prima que atende a todos os padrões legais. No caso levantado pelo MAPA, todos os testes haviam sido realizados no laboratório das cooperativas, inclusive o da presença de álcool etílico, e nada se constatou de irregular. Antes de entrar na indústria, os mesmos testes foram novamente realizados, certificando que o leite estava dentro dos padrões normais.

“Dá para acreditar que duas cooperativas, uma centenária e a outra com mais de meio século de existência, com milhares de associados, colocariam em risco a sua credibilidade dessa forma? Os dirigentes jamais seriam coniventes com qualquer adulteração do produto”, reiterou.

A repercussão da fala do deputado Giovani Cherini deu resultados. Nesta manhã, já aconteceram várias manifestações de jornalistas e do próprio secretário Estadual da Agricultura, Claudio Fioreze sobre o assunto. Segundo ele, o Ministério da Agricultura se precipitou na divulgação do caso do álcool encontrado em lotes de produtos da Piá e da Santa Clara.

Veja o pronunciamento em defesa das cooperativas Piá e Santa Clara:

 

 

Atuação do deputado Giovani Cherini em prol do cooperativismo:

  • Deputado Cooperativista. Sócio de 6 cooperativas. Presidente (licenciado) da Cooplíder.
  • Autor da lei nº 11.829/2002 que cria a Política Estadual do Cooperativismo, inédita no Brasil.
  • Idealizador da legislação estadual cooperativista. (Lei n° 11.995/2003 e Decretos nºs 43.168/2004 e 43.876/2005).
  • Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Congresso Nacional.
  • Relator do ATO COOPERATIVO. Relator do PL 3.067, que autoriza o acesso de instituições financeiras oficiais, agências de desenvolvimento oficiais, bancos de desenvolvimento oficiais, bancos cooperativos e confederações e centrais de cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural.

 

Trackbacks/Pingbacks

  1. Saiu na mídia: Giovani Cherini defende o cooperativismo e investimentos na agricultura - Giovani Cherini 1221 - Deputado Federal - PDT - […] Confira também outras matérias a respeito, especialmente a defesa das cooperativas Piá e Santa Clara. […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *