Deputado Giovani Cherini lança o PROSIM – Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios

Deputado Giovani Cherini lança o PROSIM – Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios
Compartilhe!

Foto: Ministro Ricardo Barros e Deputado Giovani Cherini juntos em defesa das PIC’S | Créditos: Rodrigo Nunes/MS

Deputado Giovani Cherini lança o PROSIM – Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios

Já está disponível na sua página, na internet, o cadastro de terapeutas e profissionais da área de saúde, que desejam fazer parte do PROSIM – Práticas Integrativas nos Municípios. O PROSIM tem como objetivo desenvolver as práticas integrativas nos municípios para erradicar o câncer, hipertensão, depressão e suicídios, ou seja, melhorar  a qualidade de vida das pessoas. Será formado por uma Rede de Terapeutas, Profissionais de Saúde, Instituições, Escolas PICs (Promotor de Saúde Integral no Município), e pessoas da sociedade (Promotor de Saúde Integrativa Individual), através da prestação de serviços dessas instituições e desses profissionais à comunidade, integralmente voluntário e gratuito.

Para o deputado federal Giovani Cherini, algo precisa ser feito, e rápido, na área da saúde. “A humanidade adoece em ritmo acelerado, como nunca aconteceu antes na história, apesar dos recursos tecnológicos disponíveis e do desenvolvimento de novos medicamentos capazes de atacar os sintomas das doenças, porém não combatem as causas das mesmas. Por isso, muitos cientistas, mundialmente reconhecidos, apontam como solução para esse problema, um novo olhar para a saúde de modo integral”, afirma o parlamentar, que é Presidente da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde, no Congresso Nacional.

Giovani Cherini entende que é necessário mudarmos o paradigma da doença no nosso país. “No RS temos altos índices de óbito por neoplasia, doenças cardiovasculares e respiratórias, entre outras. Aumentam também os índices de transtornos mentais, suicídios, depressão e outras patologias. As Práticas Integrativas podem ajudar muito no processo de erradicação dessas doenças”, define.

Cherini conta com apoio do Ministério da Saúde para a divulgação dessas práticas. No dia 24 de março, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, compareceu ao 11º Encontro Holístico Brasileiro, em Porto Alegre, onde assinou a Portaria nº849/2017, que amplia a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A Política foi  instituída, no Brasil, em 2006, a partir da Portaria GM/MS nº971, com cinco práticas e, agora, é incorporada por mais 14 práticas. “A portaria traz um grande avanço para as práticas integrativas. Temos 1700 municípios que já as ofertam. O desafio é convencer mais prefeitos e secretários de saúde a adotarem, na oferta de serviços em saúde, essas práticas para ampliar o acesso à população”, defendeu o deputado Giovani Cherini.

Cadastre-se no PROSIM –> prosim.giovanicherini.com

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *