Giovani Cherini será empossado para segundo mandato na Câmara Federal
O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) será empossado para seu segundo mandato na Câmara Federal no próximo domingo, dia 1º de fevereiro. Reeleito com 115.294 votos, o pedetista entra na 55ª Legislatura na condição de mais votado da história do seu partido no Rio Grande do Sul. “Estou iniciando meu sexto mandato. Quatro na Assembleia Legislativa e, agora, o segundo em Brasília”, ressalta o parlamentar.
Giovani Cherini dará prioridade ao seu trabalho para algumas causas essenciais à sociedade. É o caso das Casas Solidárias, Universidade de Líderes; agricultura, cooperativismo, mineração, cultura, biodiesel, saúde, entre outras. “Também estarei empenhado para aprovar alguns dos meus projetos, em especial, o que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora rural se aposentar com mais de um salário mínimo; e o projeto de lei que envolve a extração/exploração, comércio e exportação do nióbio”, salientou. No decorrer dos próximos quatro anos, o deputado federal aprofundará a luta em defesa de melhores estradas para o transporte da produção e investimentos no transporte fluvial e sobre trilhos, na diminuição de impostos e na mudança da política de demarcação de terras indígenas no Brasil.
A solenidade de posse dos candidatos eleitos para ocupar as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados ocorrerá às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. A eleição da nova Mesa Diretora está prevista para as 18 horas. Até o momento, quatro parlamentares anunciaram oficialmente suas candidaturas à Presidência da Casa: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e Júlio Delgado (PSB-MG).
O mandato que se estendeu de 2011 a 2014 foi muito produtivo, repleto de projetos e iniciativas. Giovani Cherini fez as suas avaliações e já traçou planos para 2015 em diante. Um infográfico resumindo as ações pode ser visto abaixo.