Atenção ao consumo exagerado de agrotóxicos

Atenção ao consumo exagerado de agrotóxicos
Compartilhe!

O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) ao usar a tribuna na última semana comentou sobre o uso de agrotóxicos na agricultura e seus efeitos sobre trabalhadores rurais e consumidores de produtos agrícolas, onde, infelizmente, o Brasil ostenta o título de campeão mundial no consumo de agrotóxicos. “Os números são estratosféricos: em 2006 foram comercializadas 480 mil toneladas de agrotóxicos no Brasil; em 2012, esse número saltou para 827 mil toneladas: em seis anos, houve um aumento da ordem de 72%”, disse o parlamentar.

De acordo com o Ministério da Saúde, enquanto no mundo houve um aumento de 93% no consumo de agrotóxicos entre 2000 e 2010, no Brasil a elevação foi de 190%. Segundo o deputado federal, a  contaminação é geral pois atinge os produtores, consumidores, animais e o meio ambiente. Aproximadamente 27% das amostras analisadas contém níveis de resíduos acima do limite máximo permitido, seja por conterem resíduos de ingredientes ativos de uso não autorizado para aquela cultura.

Giovani Cherini disse que os estudos mostram que o uso excessivo de agrotóxicos está gerando uma geração de depressivos cujas consequências, todas já são sabedores. “O uso exagerado de agrotóxicos é um assunto de saúde pública. Temos que dar o devido encaminhamento com seriedade”, o observou o pedetista.

Veja o vídeo do pronunciamento:

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *