Criação da FrenteOVINO

Criação da FrenteOVINO
Compartilhe!

Giovani Cherini anuncia a criação da FrenteOVINO

Deve ser lançada, em breve, a Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura – FrenteOVINO. O deputado federal Giovani Cherini, disse nesta quarta-feira (5) que vai começar a colher assinaturas de apoio à nova frente. O anúncio foi feito durante reunião com empresários ligados ao ramo de ovinos e caprinos e empresários da área do agronegócio em geral, dia 4, em Porto Alegre. A FrenteOVINO terá como coordenador técnico o empresário Luiz Eduardo Batalha.

frenteovino-giovani-cherini-2Giovani Cherini disse que esta área aborda grande potencial, principalmente ao pequeno produtor e surge como alternativa de renda para o povo do Rio Grande do Sul e demais estados. “Nossa ideia é realizar o lançamento da FrenteOVINO no mês de janeiro de 2015 durante evento no município de Pinheiro Machado, na região sudoeste gaúcha”, salientou.

A ovinocultura e a caprinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro. O país possui 25 milhões de cabeças entre as duas categorias (sendo 16 milhões de ovinos e 10,4 milhões de caprinos), estando em 18º lugar do ranking mundial de exportações. “Na condição de criador de ovinos, posso afirmar que esse setor possui enorme potencial e pode gerar mais de 120 mil empregos em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul são quatro milhões de cabeças. Em uma comparação, o consumo de bovino é 37 quilos por pessoa/ano, sendo os ovinos 0,7 quilos per capita”, observou Giovani Cherini.

Alguns dos objetivos da criação da FrenteOVINO são: defesa de uma política nacional de incentivo estimulando a pesquisa, criação e abate de ovinos e caprinos; defesa/ampliação do Programa Nacional de Melhoramento Genético e de ações de pesquisa e desenvolvimento visando tecnologias para produção de carne, leite pele e lã de qualidade; fortalecer o Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos; buscar a redução da carga tributária ao longo da cadeia; acompanhar a reforma tributária, encaminhando as proposições de interesse da cadeia produtiva de Caprinos e Ovinos; harmonizar as distorções do ICMS entre os estados atuando junto ao CONFAZ.

 

Veja o vídeo do pronunciamento da criação da FrenteOVINO:

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *