Bancada Gaúcha apoia implantação da Universidade dos Vales

Compartilhe!

A reunião semanal da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional ocorrida na tarde desta quarta-feira, 9/9, na Câmara dos Deputados, contou com a participação de representantes da Associação Pró Univales. O objetivo do encontro foi o pedido de apoio para a implantação da Universidade Federal dos Vales.

O coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Giovani Cherini (PDT), recebeu das mãos do presidente da Associação Pró Univales, professor Pedro Roque Giehl,um estudo de viabilidade, cursos e funcionamentos da futura instituição de ensino. A região que compreende os vales dos Sinos, do Caí, do Paranhana, mais a Encosta da Serra e a Serra Gaúcha, que concentra uma população de três milhões de habitantes sem atendimento de universidade pública.

Além do encontro com a Bancada Gaúcha, a comitiva dos Vales levou sua reivindicação até a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, ao vice-presidente Michel Temer, e ao secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. “Agradeço a receptividade de todos os parlamentares. A Universidade dos Vales será importante para o desenvolvimento regional, especialmente na oportunidade que representa para os jovens”, salientou o professor Pedro Giehl. O projeto prevê a criação de “multi campis” para a descentralização da universidade. A ideia é o atendimento a diversos municípios. O MEC irá se manifestar sobre a proposta em até 60 dias.

Durante o encontro, Giovani Cherini informou sobre uma reunião/almoço da Bancada Gaúcha no próximo dia 28, em Novo Hamburgo, e lembrou as programações da Semana Farroupilha em Brasília na próxima semana. Também houve apoio ao movimento Pró Universidade da Fronteira Sul, para atendimento aos indígenas no município de Tente Portela. “Vamos aprofundar este tema em outra oportunidade e buscar as viabilizações necessárias. As pautas positivas tem o total apoio da nossa bancada”, finalizou o deputado federal.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *