O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), em discurso durante sessão de debates da Câmara dos Deputados, se referiu a um assunto que está preocupando os produtores do estado. O parlamentar recebeu denúncia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ernestina com a confirmação que o leite entregue à empresa Hubner não está sendo pago. “Produtores de leite estão sem receber há mais de dois meses de empresas como a LBR, Promilk, Pavlat, Hollmann e Monday”, salientou.
O não pagamento do produto entregue resulta em inadimplência junto ao comércio dos pequenos municípios, além de comprometer a capacidade de investimento e de giro para continuar na atividade. “A receita com a venda do leite é, muitas vezes, a única fonte de renda das propriedades, utilizada para aquisição de alimentos e manutenção familiar”, disse o pedetista.
Diante disso, Giovani Cherini faz coro a Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul e solicita especial atenção do Ministério de Desenvolvimento Agrário para verificação da necessidade de uma linha de crédito emergencial; e, revisar os futuros incentivos fiscais do governo com relação às novas instalações de empresas no Estado. “Está na hora do produtor voltar a acreditar mais na cooperativa. Através dela o associado tem assistência e programas que ajudam a melhorar a qualidade do leite e a renda da família. Além disso, o pagamento dificilmente atrasa”, concluiu o deputado federal.