Encerramento do 8º Encontro Brasileiro de Terapeutas e Profissionais Holísticos

Encerramento do 8º Encontro Brasileiro de Terapeutas e Profissionais Holísticos

Com o mantra hindu Satchita foi aberto o terceiro e último dia do Oitavo Encontro Brasileiro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, em 24/03, no Clube Farrapos, com atividades durante todo o dia. O público fez uma imersão em todas as técnicas holísticas por meio dos mais diferentes temas de palestras proferidos no salão principal, enquanto que mais de 40 terapeutas voluntários prestavam atendimento de Reiki e massoterapia, inclusive com fluídos de bastões e outras métodos de relaxamento, como luz azul e tântrica.

Ao final do evento, o idealizador do encontro, deputado Giovani Cherini, lançou a Carta à Humanidade e a nova corrente vibratória com a Carta da Felicidade, conclamando todo o público a pronunciar diariamente: “Eu sou feliz agora!”. Na oportunidade, lançou oficialmente o chamado Banco da Felicidade com o objetivo de estimular as pessoas a realizar o “depósito” diário de uma boa ação.

Foi anunciado que o 9º Encontro Brasileiro de Terapeutas e Profissionais Holísticos será realizado nos dias 28, 29 e 30 de março de 2014, no mesmo espaço, no Clube Farrapos, em Porto Alegre.

Avatar

“O Avatar como meio de criar uma civilização planetária iluminada” foi o tópico da palestra de abertura abordada pela pedagoga, master em PNL, Zélia Vilarinho. Segundo ela, os principais objetivos do Avatar é criar responsabilidade pessoal, descriar as crenças obstrutivas, recriar crenças deliberadas com compaixão, amor e paz. Para isso, a especialista oferece técnicas por meio das quais as pessoas entram em um processo de imersão contínuo. De acordo com Zélia, Avatar é considerado o mais poderoso programa de autodesenvolvimento disponível. Trata-se de uma série de exercícios vivenciais que permitem redescobrir a si próprio e alinhar sua consciência com o que se deseja alcançar. Com o passar do tempo, disse que cada pessoa passará a experimentar suas próprias ideias e obter revelações.

A fim de ensinar a compaixão do mundo, Zélia ensinou para o público o Exercício da Compaixão, cujo resultado é um sentimento de paz para a pessoa. Ele deve ser praticado com estranhos, discretamente, a certa distância, em cinco passos, repetindo para si mesmo: Assim como eu, esta pessoa está buscando felicidade para a sua vida; Assim como eu, esta pessoa está tentando evitar sofrimento em sua vida; Assim como eu, esta pessoa tem conhecido tristeza, solidão e desespero; Assim como eu, esta pessoa está buscando satisfazer suas necessidades; e Assim como eu, esta pessoa está aprendendo sobre a vida.

Fluído Bastões

Especialista em Motivação Humana Reflexiva por meio da operação em Terapia Comunitária (UFC), a pedagoga neurolinguística Alexsandra Vieira palestrou sobre o tema “Casulo. A Introspecção do Ser”. Atua, também, como terapeuta holística em Massagem Shiatsu, Reflexologia, Do-In Ayurvédica e Massagem Sueca, Argiloterapeia, Operadora em Florais Brasileiros. Na mesma linha, o especialista italiano Franco Rossi falou sobre “A Chave de SOL”. Ambos são os autores do romance espiritual “O Andarilho e o Lobo” psicografado pelo Espírito Victor, traduzido em português, italiano e francês.

Com uma metodologia diferenciada, Franco Rossi e Alexsandra criaram, em 2008, o “Fluido Bastões”, no qual desenvolvem uma pesquisa sobre a técnica Bastões Harmônicos, Mistral Massagem, Radiestesia Corpórea, Código de Luz e de Sombra. Fluido Bastões, de acordo com Franco Rossi, são cristais cuja composição é 99,9% de silício, originário de Murano, Veneza (Itália) conhecido, mundialmente, como o mais rápido condutor e organizador de informações. “Neles são agregados cor para facilitar o trânsito do átomo entre as frequências que serão trabalhadas. Assim sendo, Fluido Bastões é considerado uma tecnologia de ponta.

Segundo Alexsandra, esta técnica tem como principal objetivo fazer as energias corpóreas estagnadas se movimentarem, a exemplo de bloqueios ou divergências energéticas entre os corpos, psíquico, sentimental, emocional ou físico. “As frequências dos bastões de vidro rico em silício e sua forma colorida – dos Fluidos Bastões – dão um novo fluxo às sinapsis, estimulando com fluidez a comunicação dos impulsos nervosos das células musculares, descartando por meio dos imunctórios (aberturas) naturais do corpo, e trazendo a consciência de quem faz o tratamento na renovação energética”, explicou.

União

Por meio da palestra “Quem é o Terapeuta Holístico”, a presidente do Sindicato dos Terapeutas do Rio Grande do Sul (SINTERS), Julia da Silveira, conclamou por uma maior união de classe e solicitou que cada um tenha a grandeza de indicar a especialidade de um outro colega, caso seja necessário. Ela lembrou que o sindicato é o fórum adequado para a solução de muitas situações que o terapeuta pode se deparar no dia a dia profissional, a exemplo da jornada de trabalho, vínculo empregatício, valores referenciais de honorários, deveres e direitos dos terapeutas na qualidade de empregado, empregador ou prestador de serviços.

Feng Shui Tradicional

O Consultor de Feng Shui, André Bendl, proferiu a palestra “Feng Shui Tradicional – Por que funciona?”, explicando que esta técnica manipula a energia “chi” humana com a energia “chi” do espaço que ocupamos, permitindo uma harmonização entre o indivíduo e o local que vive e trabalha. O chi (energia do universo) representa as quatro forças do universo: gravitacional, eletromagnética, nuclear fraca e nuclear forte. Segundo André, a correta manipulação dessas energias traz bem-estar, saúde, prosperidade, paz e luz para aqueles que se beneficiam. O Feng Shui pertence ao conhecimento chinês, assim como a astrologia chinesa, daí a sua ligação que ele faz no seu trabalho de consultoria.

Consciência holística da qualidade

O engenheiro com especialidade em Medicina Chinesa, Frederico Lacerda, palestrou sobre “Consciência Holística da Qualidade”, apontando o ser humano como o centro da qualidade de vida. Seu objetivo principal foi mostrar como cada pessoa pode melhorar em todos os níveis da vida, desde o pessoal ao profissional, por meio do autoconhecimento, da evolução da saúde até chegar ao que chama de medicina integrativa tridimensional: espiritual, mental e física.

Apreciação dos sonhos

Para falar sobre “Apreciação dos sonhos em grupo”, a terapeuta psicanalista, Merci S. Schmidt, falou que somos inteiros, ou seja, a mente e o corpo são uma unidade. “O Eu desperto e o Eu onírico são uma unidade”, disse. Explicou que sonhar é normal, fisiológico, universal e humano, mas que nem todos se lembram. E o objetivo da sua terapia é justo possibilitar um impacto em nossa vida na busca de um relacionamento honesto conosco.

O grupo, disse, possibilita um espectro de possibilidades por meio da apresentação do sonho pelo sonhador, das associações que faz em conjunto com o grupo, da percepção e da imaginação de cada membro, podendo vir a se revelar em um recurso rico, ao se colocar no lugar do sonhador e reintegrar as imagens sonhadas no lugar dele. “Os acontecimentos do dia a dia são elaborados durante o sonho e, muitas vezes, temos um feedback do que está acontecendo conosco e de como está a nossa relação com os outros”, destacou.

Espiritualidade nas empresas

A palestra seguinte foi “Uso prático da espiritualidade nas empresas e nas instituições”, a qual consultor de empresas uruguaio, Rubem Spanolo, evidenciou que esta é uma situação que aumenta mundialmente, cada vez mais. “O mau uso da espiritualidade está deixando executivos cada vez mais doentes, em torno de 80%, a partir já dos 35 anos, segundo pesquisas feitas pelo INCOR, em São Paulo”, informou. Segundo ele, é desconcertante encontrar gestores dentro das empresas que se preocupam somente com o funcionamento físico delas se esquecendo de que toda empresa funciona graças à existência de pessoas, as quais têm corpo físico e espírito na sua constituição. “Isto leva a um mau uso do poder e da liderança, pois o poder vem do espírito da pessoa”, acentuou.

Esclarecer esse conflito foi a linha mestra da palestra, intitulada pelo consultor de Business Power Game, na qual discorreu desde os conceitos de empresa até os conceitos do limiar entre espiritualidade e religiosidade, afetando o poder e a liderança dos gestores e podendo levar uma empresa ao sucesso ou à falência. “Os modelos administrativos têm evoluído para posturas mais participativas, o que abre espaço para um investimento afetivo, emocional e, até mesmo, espiritual no trabalho”, concluiu.

Dieta Ortomolecular

Com a palestra “O que a Dieta na Ortomolecular pode fazer por você”, Heloisa Bernardes, que é pioneira em cursos de extensão universitária em Terapia Ortomolecular, Oligoterapia, Bioquímica e Cosmetologia no Brasil, forneceu dicas de como atrasar o relógio biológico, como ativar o cérebro e explicou sobre o poder das vitaminas, das ervas e dos minerais e da dieta do tipo sanguíneo, alcançando a harmonia das funções do corpo.

Formada em bioquímica há mais de 30 anos, toda a sua trajetória profissional é voltada às pesquisas e estudos sobre a longevidade e de como as substâncias naturais podem minimizar os efeitos negativos de maus hábitos de vida. Aliás, deu dicas de como melhorar a qualidade de vida e proporcionar o equilíbrio da saúde emocional e mental. Por meio de uma diátese (questionário identificador das carências de minerais – Oligoelementos) apresentou um guia prático de como se alimentar de acordo com suas carências, levando em conta, também, o tipo sanguíneo para se obter mais saúde.

A terapia biológica ortomolecular, conforme explicou, constitui um ramo da chamada medicina alternativa na qual se acredita que as doenças são resultado de desequilíbrios químicos. Assim, os tratamentos ortomoleculares buscam a restauração dos níveis de vitaminas e minerais considerados ideais ao organismo, proporcionando novo equilíbrio bioquímico e combatendo os radicais livres.

Face oculta das doenças

O psicólogo e terapeuta holístico Ivan Pinto palestrou sobre “A face oculta das nossas doenças”, retratando a relação entre a mente, o corpo, a doença psicossomática, a espiritualidade e a Terapia Holística. Por meio de sua técnica, propõe novas possibilidades de entendimento do ser humano em sua complexidade global. “Somos mente/corpo/energia/espírito pulsando vida em nossas relações com as pessoas e o meio ambiente. Precisamos de um entendimento desse todo para podermos ser mais felizes, para termos mais amor e mais saúde. A busca de Deus (ou da transcendência) é de fundamental importância na complexidade do que somos para nos potencializar como seres humanos em desenvolvimento e também para promover, prevenir e tratar nossa saúde física, mental e espiritual”, explicou Ivan, que atua como diretor e fundador do Centro Holístico Idhera de Porto Alegre/RS.

Reki no Parque

O reikiano Sérgio Gubes falou sobre “Reiki no Parque: ações de voluntariado representadas por um presente”. Trata-se de um grupo de voluntários que doam o seu amor e generosidade, por meio do Reiki, para todas as pessoas que se propõem a receber essa energia. O maior objetivo dessa técnica, disse, é recuperar a harmonia, a saúde e o bem-estar da população por meio da aplicação da energia Reiki. De acordo com Sérgio, o Reiki é definido em cinco princípios: Só por hoje, livro-me da raiva; Só por hoje, abandono as preocupações; Só por hoje, agradeço as bênçãos recebidas; Só por hoje, faço meu trabalho honestamente; e Só por hoje, sou gentil com o próximo e com todos os seres vivos.
Inteligências extraterrestres

Visando melhor compreensão o Fenômeno UFO, suas manifestações e desdobramentos, o professor e ufólogo Carlos Odone da Costa Nunes abordou na palestra sobre “A preparação holística para o contato com inteligências extraterrestres” a importância da necessidade de uma investigação não só científica, mas também espiritualista a respeito da origem e natureza dos OVNIS. Da mesma forma, explicou a ligação do que está por detrás disso com a raça humana.

Conforme a hipótese mais aceita pela comunidade ufológica do mundo inteiro, Odone informou que os OVNIS são naves dirigidas por seres de fora do planeta, ou seja, por detrás do Fenômeno UFO já há plena convicção da participação de Vida Inteligente Extraterrestre (VIET). Para isso, disse, torna-se fundamental uma preparação holística, não só de pesquisadores e estudiosos, mas principalmente do público em geral, para um provável contato iminente com Inteligências Extraterrestres.

Casa saudável

O Geobiólogo Allan Lopes, conhecido como médico de casas, atua como consultor para espaços construídos ou que virão a existir. Há mais de 10 anos assegura que as casas possuem saúde e energia para que seus habitantes possam preencher seus potenciais de vida. A partir de 2002, começou a ministrar cursos de capacitação em Geobiologia e áreas correlatas, como Geometria Sagrada, Jardins Vibracionais e Construção Sustentável.

De acordo com o especialista, toda construção é um ser vivo, composto de uma anatomia e de uma fisiologia particulares que conferem, em sua conjunção, características saudáveis ou não ao ambiente. “Estas características são passadas a seus usuários e moradores interferindo diretamente em sua qualidade de vida”, informou. Segundo ele, o fundamento da Biologia da Construção (Geobiologia) consiste da interação entre os espaços e as pessoas, podendo ser saudável ou insalubre. “Assim, ela pode ser definida como o estudo do impacto das construções sobre a saúde humana e a aplicação desse conhecimento para a construção ou modificação de lares e locais de trabalho”, explicou.

A Biologia da Construção gera o que ele chama de Casa Saudável, mantendo sempre seu enfoque positivo, ou seja, tratando as casas como fonte de saúde e não de doenças. Seja comercial ou residencial, entende que a habitação torna-se, naturalmente, um espelho de nosso modo de viver, de nossa personalidade e de nossa alma. Explicou que os principais fatores estudados pela geobiologia, no sentido de trazer saúde aos espaços e, consequentemente, aos seus moradores são: qualidade interna do ar; umidade; temperatura; som; iluminação; radioatividade; magnetismo natural; eletromagnetismo; proporções harmônicas; ergonomia; materiais de construção e perturbações geológicas.

Carta da FELICIDADE

CONSIDERANDO QUE:
… diante da sabedoria infinita vale mais um pouco de estudo da humanidade e de um ato de humanidade do que toda ciência do mundo (Santa Tereza);
…a sabedoria da vida é sempre mais profunda e mais vasta do que a sabedoria dos homens (Máximo Gorky);
… o sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir (Confúcio);
… a sabedoria é a arte de tornar a vida o mais agradável e feliz possível (Arthur Schopenhauer);
… a verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo (Benjamin Franklin);
… a simplicidade é o último degrau da sabedoria (Kalil Gibran);
… a sabedoria da vida consiste na eliminação do que não é essencial (Lin Yutang);
… a sabedoria começa na reflexão (Sócrates);
… a sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós (Marcel Proust);
… a sabedoria não é a ciência da FELICIDADE (Denis Diderot);
… a SABEDORIA É A PARTE SUPREMA DA FELICIDADE (Sófoles); e,
Considerando que cada um tem dentro de si o germe da SABEDORIA
Repita diariamente: Eu sou feliz agora!

A FELICIDADE é a nova ONDA Vibratória.
Ela está dentro de cada um esperando que mudemos a nossa faixa vibratória para poder acolhê-la.
A capacidade de ser feliz é a capacidade de perceber e valorizar a SAÚDE, o TRABALHO, a FAMÍLIA, os AMIGOS e a ESPIRITUALIDADE. Por isso, decidimos lançar o chamado “Banco da Felicidade com o objetivo de estimular as pessoas a realizar o “depósito” diário de uma boa ação.

Porto Alegre, 24 de março de 2013.
Giovani Cherini – Idealizador

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *