Giovani Cherini intervém e Comissão do Meio Ambiente aprova projeto incentivando a produção de Carvão Mineral no RS

Compartilhe!

A Comissão de Meio Ambiente, da Câmara Federal, aprovou na quarta-feira (23), projeto de lei que protege a produção de carvão mineral nacional.

Graças à intervenção do deputado Giovani Cherini (PDT/RS), membro titular da comissão, o substitutivo do relator, Ricardo Tripoli, ao Projeto de Lei 5.634/2013 restringiu a extinção dos incentivos para a participação do carvão na matriz energética brasileira somente à indústria carvoeira estrangeira, preservando os produtores de carvão mineral do Brasil.

Durante sua fala, Cherini destacou que há uma grande discriminação contra o carvão mineral, o que não ocorre com outras fontes energéticas, como o petróleo, por exemplo. “Sou gaúcho e tenho muito orgulho de representar um dos dois estados no Brasil que produzem carvão”. O deputado ainda fez um convite aos membros da comissão para uma visita à região Carbonífera do RS, produtora de carvão que segue todas as regras nacionais e internacionais do meio ambiente.

As maiores jazidas de carvão mineral do Brasil se encontram nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Com todo o respeito, o carvão é algo sagrado do Rio Grande do Sul que vamos defender com unhas e dentes, sempre no caminho da proteção ambiental, finalizou o deputado.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *