Giovani Cherini participa de reunião da Bancada Gaúcha no Ministério dos Transportes

Giovani Cherini participa de reunião da Bancada Gaúcha no Ministério dos Transportes
Compartilhe!

O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) participou de reunião da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional com o ministro dos Transportes, César Augusto Rabello Borges, na semana passada. Na oportunidade, ocorreu debate sobre o andamento dos projetos federais importantes para o crescimento do Rio Grande do Sul.

Da BR-386, foi criada comissão de deputados para agilizar o deslocamento de índios em Estrela, para que seja possível a conclusão da obra que duplica o trajeto entre Tabaí e Estrela. Giovani Cherini, Marcon e Maria do Rosário ficarão responsáveis por viabilizar o acordo entre DNIT e FUNAI. “Acredito que seja uma demanda fácil de resolver. Os prefeitos da região nos comunicaram que os índios e o DNIT entraram em acordo. O que existe é um empecilho com a FUNAI”, argumentou o deputado federal pedetista.

Também ocorreu a discussão de outras rodovias, como o trecho da BR-116 entre Guaíba e Pelotas e a duplicação da BR-386 de Tabaí até Iraí. A duplicação da BR-116 até a Região Sul está em andamento, mas há atraso na ponte sobre o Rio Camaquã, o que pode provocar um descompasso entre o término da obra e da nova travessia sobre o rio.

Também foram solicitadas informações sobre a BR-448 até Estância Velha, a BR-290 até Pantano Grande, a BR-392 entre Santo Ângelo e Santa Maria, a BR-285 entre São Borja e Vacaria, Rota do Sol e RSC-470. O ministro César Augusto Rabello Borges anunciou que será feito um projeto para construção da nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR-472, entre Itaqui e Uruguaiana.

Durante o encontro ocorrido na sala de reuniões o Ministério dos Transportes, houve algumas confirmações. A construção da quarta pista da Freeway, entre Porto Alegre e Gravataí, a licença ambiental prévia para a nova ponte sobre o Guaíba, o que permite avançar para a fase da licença para implantação. Para a região metropolitana também foi destacada a intenção do governo em melhorar o trecho da BR-116 Porto Alegre e Novo Hamburgo. A meta do ministério é a publicação até 30 de junho do edital para melhorias, em um montante de R$ 350 milhões para construção de pistas laterais e alargamento de pista e viadutos. A informação foi repassada pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Jorge Fraxe.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *